(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
12/08/2020

Agroinfluencers: a força que o AGRO precisa nas redes sociais

 

Influencer Raquel Wedmann
Agricultora e influencer Raquel Wedmann

 

Tem-se dito que os influenciadores digitais invadiram o campo. Mas, acredito que é o contrário: finalmente, o campo está invadindo as redes sociais. No meu último texto, reforcei a minha teoria que falta marketing no AGRO, principalmente para quem não é do AGRO. E usar personagens reais nas redes sociais é a opção mais rápida e eficaz para criar uma boa imagem do AGRO na sociedade.

Mas, o que são agroinfluencers? O próprio nome já explica: um influenciador digital do agronegócio. O influenciador, ou influencer, é uma pessoa capaz de exercer um impacto acima da média em determinado assunto/segmento. Pode ser ou não profissional atuante da área, mas alia no seu perfil informações e conteúdos relevantes para seu público. Esse tipo de profissional digital alia relevância, autoridade de conteúdo e audiência. Ou seja: o seu público ouve, acredita e compartilha o que ele fala.

No último ano, especialmente no Instagram, houve um crescimento rápido e importante de agroinfluencers, que estão se tornando uma grande força na renovação da imagem do agronegócio entre os brasileiros. E as mulheres são as verdadeiras líderes dessa força. Exemplos como de Camila Telles (@caamilatelles) que, com mais de 118 mil seguidores no Instagram é considerada por várias marcas o “novo rosto do agro”, e da Aretuza Negri (@elaedoagro), com mais de 32 mil seguidores, se tornam inspiração para outros profissionais.

De Palotina, no oeste do Paraná, a agricultora Raquel Wedmann (@rwedmann) inspira seus mais de 50 mil seguidores com seus dia a dia representado através de belas imagens e informações diretamente do campo. “Hoje mais do que nunca tenho certeza que devemos divulgar a rotina do agricultor, para que a população tenha noção de como é a vida no campo e os desafios para que o alimento tenha qualidade e segurança. Acho importante compartilhar informações e explicar as fotos para que os seguidores possam entender e ter interação sobre o assunto. Tem uma frase que eu gosto muito do Mario Cortella: afeto e conhecimento, são duas coisas que se você guardar, você perde”, conta a agroinfuencer. Outra forte influencer do AGRO é a engenheira agrônoma, especialista em gestão e vendas  Alessandra Decicino (@alessandradecicino). Com mais de 10 mil seguidores, Alessandra tem muito engajamento e credibilidade, por toda sua trajetória profissional e pela qualidade dos conteúdos que compartilha nas suas redes.

Apesar de serem minoria, os homens também produzem conteúdo e se destacam. Raphael Morais Pinheiro (@raphamp1), engenheiro agrônomo, inspira diariamente seus mais de 19 mil seguidores com criativas imagens do campo. “Uso o Instagram desde 2015 e tudo começou de forma natural, postava algumas fotos do meu dia-a-dia como agrônomo e isso começou a dar uma certa notoriedade ao meu perfil. O agroinfluencer tem um papel muito importante, pois com essa nova tendência as pessoas estão usando as redes sociais pra definir profissões, fazer compras e estudar. E se você tem uma certa autoridade (e responsabilidade) é possível dar um norte legal pra quem te acompanha. Para mim o mais importante nesse segmento é motivar! É muito gratificante receber feedback do pessoal que te segue, elogiando o seu trabalho, dizendo que escolheu a agronomia por se inspirar em você”. No perfil @jovensdoagro os irmãos Saile e Cesinha Farias fazem um belo trabalho unindo os jovens do setor, dividindo seu conhecimento do campo junto com empreendedorismo e liderança.

Influencer Rafael
Engenheiro Agrônomo e influencer Raphael Morais

 



E se enquanto vários famosos sem entendimento do setor compartilham o tipo de opinião que detona a imagem do AGRO, os agroinfluencers fazem exatamente o contrário: eles mostram o AGRO que a sociedade não conhece. A beleza, a poesia e as histórias do campo estão passando por eles, que, por sua vez, têm uma importante missão: tornar o AGRO POP.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.