(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com

AGRONEGÓCIO

Imagem: Agro é pop
Imagem: Agro é pop

 

 

O Tocantins tem se tornado um aliado promissor no setor do agronegócio brasileiro, isso porque, além de fazer parte de uma das maiores fronteiras agrícolas do país, região compreendida como MATOPIBA, o Estado possui muitas riquezas e recursos naturais. Com solos férteis, clima temperado, regime pluviométrico regular, abundância de água, e outros inúmeros fatores, até mesmo tecnológicos, o Tocantins não para de crescer no desenvolvimento das mais diversas atividades agrárias.

O Agronegócio tocantinense abrange várias cadeias produtivas, dentre elas, podemos citar a agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, apicultura, entre outras. Neste cenário de desenvolvimento, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovou que em 72% dos municípios tocantinenses, a economia gira em torno destas atividades desenvolvidas no campo, dentre as cadeias produtivas.

Na Agricultura, o Estado se destaca por possuir metade do seu território fértil para as produções agrícolas. Mais de 72% da soja produzida aqui é destinada às esmagadoras ou exportadas ao mercado chinês, impactando diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins. As plantações de soja, arroz, milho e feijão tornam hoje o Estado o maior produtor da região norte do país, segundo dados da Seagro/TO.

Na pecuária, o Tocantins, se destaca entre outros Estados brasileiros e possui um dos maiores rebanhos nacionais, exportando carnes para mais de 30 países e por 22 anos, o rebanho tocantinense é livre da febre aftosa, tornando o Tocantins reconhecido internacionalmente.

A pesca e aquicultura no Tocantins tem potencial para ampliar a sua produção. A capacidade total é de 600 mil toneladas por ano é em 2018 produziu apenas 17 mil. A movimentação financeira pode chegar a girar em torno de 4,5 bilhões de reais. As espécies mais cultivadas são o tambaqui, peixes redondos, caranha e o surubim/pintado, matrinxã/piabanha, piau, pirarucu/pirosca, curimbatá/curimba e a partir deste ano a produção de tilápia deve aumentar com a autorização para criação em tanques.

Com os avanços tecnológicos no decorrer dos anos, a fim de aumentar a produtividade nas cadeias produtivas, sempre priorizando a sustentabilidade, o Estado oferece há 19 anos, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, considerada a maior feira agropecuária da Região Norte do país. O encontro proporciona conhecimento e gera novas tecnologias aos agricultores de pequenos e grande porte locais e até mesmo nacionais, com foco econômico no agronegócio tocantinense.

 

Tocantins Rural

 

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.