Produtor de Almas recebe assistência técnica na elaboração de projeto para instalação de frigorífico de peixe

 

Propriedade do produtor
Propriedade do produtor

 

Na propriedade, com 44 hectares de lâmina d'água, a família desenvolve o cultivo de peixes há cerca de 10 anos

Nesta quarta-feira (30), uma equipe composta por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), visitou a Fazenda Águas da Serra, no município de Almas, no sudeste do Tocantins, para assistir o piscicultor Israel Jorge Lenuzza Domingues e o filho Israel Sangalli Domingues na elaboração de um projeto voltado para o acesso à linha de crédito, destinado à implantação de um frigorífico para peixes.

Na propriedade, com 44 hectares de lâmina d'água, a família desenvolve o cultivo de peixes há cerca de 10 anos, com uma produção anual de 300 toneladas das espécies tambatinga e pintando.

Com a experiência do pai e conhecimento do filho, que é zootecnista e já atuou na gestão de frigoríficos, eles resolveram expandir e verticalizar essa produção e, assim, atender aos anseios dos compradores que, atualmente, devido à carência de frigorífico na região, compram o peixe com vísceras; contabilizando uma perda de 10% no transporte, quando o peso poderia ser do produto processado.

A expectativa do produtor é desenvolver um projeto com capacidade inicial de processar entre 40 e 50 toneladas de peixes por mês.

A visita técnica foi o primeiro contato para dar início ao trabalho de assistência aos produtores, que serão incluídos no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural ao Médio Produtor (ATER/Médio).

Fonte: Ruraltins