Mais de mil embalagens vazias de agrotóxicos são devolvidas por Produtores ruais do Projeto São João

Mais um município é contemplado pelo Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Nessa quarta-feira, 12, foi à vez do Projeto São João, no município de Porto Nacional, onde agricultores devolveram mais de mil embalagens vazias primárias (direto em contato com produto), 320 quilos de secundárias (papelão) e 10 quilos de flexíveis (embalagens não laváveis). A ação vai ocorrer em mais 14 municípios do Tocantins.

A agricultora, Ivonete Glória Cardoso, Chácara Pôr do Sol, localizada no Assentamento Prata, aprovou. “Essa iniciativa traz vários benefícios, porque não precisei me deslocar daqui para Silvanópolis, onde fica a central, é muito longe. Aqui é acessível por ocorrer dentro do Projeto mesmo, estão de parabéns”, disse. Outro que não perdeu a oportunidade foi o trabalhador rural, José Domingos Soares da Silva, da Chácara São José. “Lá plantamos 24 hectares de bananas, guardamos o material e vim devolver, achei mais vantajoso e econômico”, ressaltou.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Juliano Ribeiro, explica que o Projeto tem parcerias com Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-Inpev; Associação das Revendas de Insumos Agropecuários, geralmente da Prefeitura dos municípios visitados, entre tantos outros.

 “Esse engajamento de todos os elos da cadeia agrícola contribui de forma efetiva para promover a devolução e a destinação correta desses materiais, priorizando a saúde de quem manuseia os produtos e do meio ambiente, que fica livre de resíduos pós-consumo”, destacou.

Os próximos municípios que receberão os RI’s são:

Araguatins: 17 de junho

Augustinópolis: 18 de junho

Dianópolis: 19 de junho

Buriti do Tocantins: 19 de junho

Axixá do Tocantins: 24 de junho

Ananás: 25 de junho

Riachinho: 25 de junho

Sítio Novo: 26 de junho

São Miguel: 26 de junho

Aguiarnópolis: 28 de junho

Itacajá : 22 de agosto

Araguaçu: 24 de agosto

Paraíso: 12 de setembro

Divinópolis: 13 de setembro

 

Fonte: Adapec

Foto: Acervo Adapec