França deve abater cerca de 600 mil aves domésticas

Os abates incluem bandos onde ocorreram surtos da gripe aviária, bem como o abate preventivo de aves nas áreas circundantes

A França deve abater cerca de 600 mil aves domésticas para tentar conter um vírus da gripe aviária que está se espalhando entre bandos de patos no sudoeste do país, disse o ministério da fazenda local.

O país está entre os países europeus que relataram cepas altamente contagiosas da gripe aviária no final do ano passado, levando a abates em massa enquanto as autoridades tentam limitar a transmissão de aves selvagens para bandos de fazendas.

A França já abateu cerca de 200.000 aves e planeja abater outras 400.000 aves, disse um funcionário do ministério da fazenda.

Os abates incluem bandos onde ocorreram surtos, bem como o abate preventivo de aves nas áreas circundantes.

Em 1º de janeiro, a França havia confirmado 61 surtos do vírus H5N8, dos quais 48 ocorreram na região de Landes, no sudoeste, disse o ministério da fazenda em uma atualização anterior do site.

Landes faz parte de uma zona de criação de patos que abastece a indústria de foie gras. Em outras regiões, a propagação do vírus parecia estar sob controle, acrescentou o ministério.

A cepa H5N8 da gripe aviária não é conhecida por ser transmissível aos humanos.

Fonte: Noticías agrícolas