Tocantins aumenta área plantada de grãos na safra 2020/2021

A produção estimada é de 5.781,8 mil toneladas, superando também a safra anterior

De acordo com as últimas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de grãos no Tocantins deve ser de 1.609 mil hectares, o que significa um aumento de 3,1% se comparado à safra passada (2019/20). A produção estimada é de 5.781,8 mil toneladas, superando também a safra anterior.

A previsão inicial é de aumento na área plantada da cultura do arroz em comparação ao exercício anterior, especialmente em razão da maior valorização do grão no mercado interno/externo. Com as últimas chuvas ocorridas no Estado, onde no mês de dezembro houve maiores volumes de precipitação em comparação ao mesmo período em 2019, o plantio do arroz de sequeiro já teve início, mesmo que de forma incipiente, e a previsão é que a semeadura se intensifique a partir de janeiro. A cultura do arroz irrigado se encontra na fase de finalização de plantio, com aproximadamente 94% da área já semeada.

Em algumas regiões, os agricultores optaram pela substituição da cultura do milho 1ª safra pela soja de sequeiro devido à atratividade dos preços. A expectativa geral é de crescimento da área plantada em torno de 4,4% em razão dos altos investimentos dos agricultores em insumos, sementes e ainda a abertura/expansão de novas áreas.

Previsão climática

 

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas, no trimestre janeiro, fevereiro e março/21, acima da média climatológica em praticamente todo o Estado, exceto no sul do Tocantins.

Fonte: Seagro