Tocantins firma parceria com instituto para o desenvolvimento e a melhoria de vida de comunidades rurais

O Instituto Perene é uma associação civil privada e sem fins lucrativos

Com foco em soluções sustentáveis para as comunidades rurais, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está firmando parceria o Instituto Perene, associação civil privada, sem fins lucrativos, cuja missão é promover soluções práticas para o desenvolvimento e a melhoria de vida de comunidades rurais do Brasil, por meio de ações que resultem no combate ao desmatamento e ao efeito estufa.

Na manhã desta terça-feira (02), uma reunião para apresentação das ações de ambos os institutos foi realizada via webconferência, com a participação do presidente Fabiano Miranda; do fundador do Instituto Perene; diretores e técnicos do Ruraltins.

O diretor executivo e engenheiro florestal, Guilherme Valladares, falou sobre a atuação do instituto no recôncavo baiano, apresentando os projetos desenvolvidos, com destaque para o Fogão Ecoeficiente. São fogões melhorados que produzem o máximo de calor com a menor quantidade de lenha, sem emitir fumaça e que trazem benefícios como a redução de 60% do consumo de lenha, a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa e a melhoria à saúde e qualidade de vida das famílias rurais.

Na ocasião, o Ruraltins, por meio do engenheiro Florestal, Ricardo Haidar, que apresentou o programa Restaura-TO, iniciativa desenvolvida pelo órgão em parceria com diversas instituições, com foco em ações voltadas para a restauração ecológica e econômica de áreas degradadas e alteradas no Tocantins, por meio do uso racional da flora e da cobertura de vegetação nativa.

 

Fonte: Secom