19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins encerra neste sábado e agricultores familiares comemoram os resultados

Darci Moreira
Darci Moreira de Barrolândia/TO

O bom momento vivido pela economia brasileira no campo fez com que empresários, produtores rurais, agricultores familiares e demais pessoas visitassem a Agrotins 2019, seja em busca de inovação, tecnologia, capacitação técnica ou para fazer negócios, como é o caso do produtor rural, Darci Moreira, que tem uma pequena indústria de queijo artesanal, na Fazenda São José, no município de Barrolôndia do Tocantins (88 km de Palmas/TO). “Queria ter tempo para vir todos os dias, pois só um dia a gente não dá conta de ver o tanto de novidade que tem por aqui. Para o Estado, a Agrotins é muito importante e neste ano investiram muito na agricultura familiar, ensinando como o produtor deve conduzir suas plantações, atendendo suas necessidades, pois às vezes ele até possui essa vontade de produzir, mas devido o sistema muito antigo, os resultados são poucos e até mesmo maus e com as modernidades presentes aqui, ele vai se sentindo mais capacitado para evoluir com essas tecnologias de plantações”, finaliza. 

 
Para investir na agricultura familiar, o Estado fez a entrega, durante a feira, de equipamentos para a modernização das Centrais de Apoio à Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos 139 municípios do Tocantins. Serão distribuídos kits que atendam a demanda de cada local. Nos 14 municípios do Tocantins com mais de 15 mil habitantes, além dos kits, que contêm balanças eletrônicas, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras multifuncionais, mesas de escritório, cadeiras, aparelhos de ar condicionado, balanças de medição e palletes de polietileno, também vão receber uma câmara frigorífica (fria) e um caminhão frigorífico completo.
 
O secretário da Agricultura de Barrolândia, James Lages, foi um dos contemplados com o caminhão e kits para agricultura familiar e comentou sobre a feira e os projetos que estão em desenvolvimento no munícipio. “Viemos buscar conhecimentos técnicos e as novidades do setor. Trouxemos duas caravanas com 120 agricultores e produtores rurais, além disso, o município foi contemplado com um caminhão baú e kits para agricultura familiar. E estamos correndo atrás para implantar uma agroindústria no município”, afirma o Secretário.
 
Entrega de títulos definitivos 
Na tarde da última quinta, 09, aconteceu também, a entrega de títulos definitivos para beneficiários da reforma agrária. Na ocasião a Senadora Kátia Abreu (PDT) esteve presente onde se reuniu com empresários do município de Porto Nacional, com o Governador do Estado, Mauro Carlesse, prefeitos, secretários e demais autoridades e para tratar sobre reabertura da ponte de Porto Nacional.
 
A parlamentar é uma das defensoras da permanência de subsídios para o setor agropecuário brasileiro e segue negociando melhores condições para o agronegócio e também para a agricultura familiar.
 
 
Sarah Pires e Kezia Noa 
Jornalistas