(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
03/06/2019

1ª Exposição Agropecuária de Silvanópolis será realizada entre os dias 5 e 9 junho

Da Redação

A 1ª Exposição Agropecuária de Silvanópolis acontece entre os dias 5 e 9 de junho, a 120 km de PalmasO evento é uma iniciativa do Sindicato Rural de Silvanópolis e região, com apoio dos parceiros, que além de produtos e serviços, também oferecerá capacitações e vitrines demonstrativas rurais nas áreas de ovinocaprinocultura  e piscicultura.

O evento conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) no dia 5, quarta-feira, com palestras nos períodos da manhã e tarde. Os temas abordados serão sobre piscicultura e ovinocaprinocultura. Na exposição o órgão apresenta ainda uma unidade do Sisteminha da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria), que propõe a produção integrada de peixes e hortaliças, reutilizando a água dos tanques para irrigação dos canteiros.

O Engenheiro Ambiental do Ruraltins, Dyego Santana Reis, ministrará palestra sobre os aspectos legais da piscicultura e as etapas dos processos de regularização ambiental. O técnico traz temas de grande relevância para o crescimento da produção aquícola, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Outorga de Uso da Água nas modalidades de captação, barramento e lançamento de efluentes.

“A palestra será a respeito do que o produtor ou técnico precisa saber para construir um projeto e apresenta-lo junto ao órgão ambiental, que é o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e assim obter a licença ambiental” disse.

Segundo o técnico, também será abordado sobre a nova legislação do COEMA/TO nº 88 de 05/12/2018, que traz como novidade as estruturas de viveiros elevados, uma modalidade nova no Tocantins, mas que já vem sendo implantada. “Vamos falar sobre a construção dos tanques de bag fish e ferrocimento. E ainda a introdução da espécie exótica, a tilápia, que agora pode ser licenciada no Tocantins”,  afirmou o engenheiro.

A proposta da palestra sobre piscicultura na I Expo Silvanópolis é uma demanda local, que atribuída ao evento pretende alcançar um maior número de produtores da região, com aptidão e que buscam capacitações voltadas para essa atividade.

 “Os produtores enxergam a licença ambiental como um desafio, algo muito burocrático, e a proposta da discussão, que será uma palestra aberta, é mostrar esses caminhos para que o produtor consiga entender, com mais clareza, que não é um caminho tão difícil”, finaliza.

Além da piscicultura, o Ruraltins prestigiará o evento favorecendo o pequeno, médio e o grande produtor rural que atua na atividade de ovinocaprinocultura, abordando por meio de palestra e demonstração prática sobre a desvermifugação dos animais, com o médico veterinário, Ueslei Silva Mazoni,

“A prática a ser aplicada é eficiente e proporciona a redução de inúmeros custos na propriedade rural com a criação de ovinos. O método é conhecido como Famacha e possibilita a redução de gastos com medicamentos para combater a verminose nos animais”, comenta o médico veterinário, acrescentando que o procedimento é eficiente porque o produtor irá realizar a desvermifugação apenas nos animais que apresentam resultado positivo. “O método Famacha irá evitar também a causa de resistência dos vermes aos vermífugos, o que torna possível a redução no número de tratamento dado ao animal”, frisou.

O ciclo de palestras ocorrerá apenas no dia 5 de maio, já as vitrines demonstrativas permanecerão durante todo o evento.

Realização

A  1ª Expo Silvanópolis, tem como objetivo atender o pequeno, médio e grande produtor. A feira ocorrerá ao mesmo tempo em que o tradicional Festival Cultural e Rodeio de Silvanópolis, que neste ano chega à 22ª edição.

A Expo Silvanópolis é uma realização do Sindicato Rural de Silvanópolis e região, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), e da Prefeitura Municipal de Silvanópolis.

 

Fonte: Ruraltins

Imagens: Acervo Ruraltins 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.