(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
22/08/2019

3° Tecnifruti acontece nesta sexta-feira, 23, no Projeto Manuel Alves

Por Elmiro de Deus/Com edição de Tocantins Rural

São aguardadas para o evento, cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos

Acontece nesta sexta-feira, 23, o 3° Tecnifruti – Dia Técnico de Fruticultura do Perímetro Irrigado Manuel Alves, das 8h às 13h, no Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA), município de Dianópolis, região sudeste do Tocantins. 

São aguardadas para o evento, cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos, alunos de escolas agrícolas do Tocantins e estados vizinhos. Segundo o técnico agrícola da Seagro, Paulo Pereira Barros, o evento é uma oportunidade para repassar as inovações do setor frutífero para os participantes. “O Tecnifruti chega a sua terceira edição com objetivo de disseminar conhecimentos e novas tecnologias, proporcionando aumento da produtividade, qualidade e promovendo o desenvolvimento socioeconômico regional”, destacou.

Este ano, o Tecnifruti dará destaque para quatro frutas: abacaxi, banana, manga e maracujá.

Projeto

O projeto Manuel Alves produz atualmente cerca de 850 toneladas de frutas por mês, sendo a banana com maior produção, seguida da manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia e limão. No projeto são destinados 1.930 hectares (ha) para a agricultura familiar e 1.832 ha para agricultura empresarial. Hoje o projeto de irrigação é exemplo, tanto na área de produção, como na área de gestão feita pelo Distrito formado pelos próprios produtores.

Parceiros

São realizadores do evento, a Seagro e suas vinculadas (Ruraltins e Adapec), o Distrito de Irrigação Manuel Alves (DIMA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins/ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar) e os parceiros: Sincred; Jusama; John Dere; Casa da Lavoura; Super Bac; LS Tractor; Negócios Agrícolas; Agro Pillati; Dimicron; Conduz; Aminoagro; Coda e Rain Bird.  

Programação

8h – Inscrições

Estação 1 – Plantio com sustentabilidade econômica, social e ambiental do abacaxi

(Phd. Aristóteles Pires de Matos/Embrapa).

Estação 2 – Aspectos fitotécnicos da cultura da banana

(Dr. Zilton José Maciel Cordeiro/Embrapa)

Estação 3 – Produção com sustentabilidade na cultura da banana.

(Msc. Francisco Ermelindo Rodrigues)

Estação 4 – Como produzir maracujá com sustentabilidade

(Dr. Raul Castro Carriello Rosa/Embrapa)

Estação 5 – Produção com sustentabilidade na cultura da manga

(Dr. Moacir Brito Oliveira/Manga Clara – Serviços Especializados em Fruticultura).

Estação 6 – Irrigação com eficiência e qualidade na cultura da banana

(Msc. Antônio Humberto Simão/ SFA/TO).

 

Foto: Divulgação

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.