(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
26/09/2019

A Terra Prometida de Henrique e Juliano: criação de gado PO no DNA musical

Por Tocantins Rural
Reportagem: Sarah Pires
Imagens: Kezia Noá
Edição de texto: Wanessa Sobreira
Edição de vídeo: Joedis Martins
 

A Fazenda conta com 620 cabeças de gado PO e a dupla demonstra dedicação pela criação tanto quanto pela música.

O som dos pássaros traz à memória de Henrique, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, a infância e os finais de semana com gosto de ar puro do campo. Nascidos em Palmeirópolis, cidade do interior do Tocantins, a dupla faz sucesso nacional desde 2014 e diminuiu o ritmo acelerado de show no ano passado para dar espaço para a rotina que poucos fãs conhecem a fundo: o Henrique e o Juliano, criadores de gado.
 
A propriedade que Henrique abre as porteiras para o Tocantins Rural é a realização de um sonho antigo. Ainda menino, sonhava com esse lugar que foi batizado como: Fazenda Terra Prometida. Ouça:
 
 
 
Com a paixão pelo campo e o gado nelore, a família resolveu investir no gado Puro de Origem (P.O).  As siglas significam que todos os ancestrais do animal estão registrados no livro genealógico da raça. A utilização de reprodutores Nelore P.O. permite que o pecuarista aumente sua produtividade na propriedade, diminuindo o ciclo de produção e o intervalo entre gerações dentro do rebanho.
 
Na fazenda da dupla Henrique e Juliano, são criadas 620 cabeças de gado em cerca de 270 alqueires. Os animais da fazenda já estão competindo em campeonatos de nível nacional, mas hoje o destaque da fazenda é a Linda da Pau D’Arco, matriz nelore que está avaliada em 375 mil reais e foi a grande campeã da Expozebu 2017.
 
Mas os planos da dupla vão além da criação de gado P.O. A dupla pretende futuramente realizar leilões na fazenda e movimentar de 10 a 12 milhões por leilão. A propriedade já conta com 10 baias prontas para os animais e outras 80 estão sendo construídas, assim como um tatersal, recinto que serve para a realização desses leilões. Com cerca de 50 funcionários, a expectativa é de aumentar a mão-de-obra no futuro.
 
O índice de reprodução da fazenda gira em torno de 91%. Desses, 85% é com a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e o restante é por monta natural. Importante ressaltar também que todos os animais da fazenda participam do programa de melhoramento genético das raças zebuínas PMGZ, onde são feitos acasalamentos dirigidos para obter animais com maior desempenho, precocidade, ganho de peso e raça.
 
 
Sucessão familiar 
 
O interesse pelo segmento agropecuário foi herdado dos pais e avós da dupla. O contato com a fazenda ainda na infância trilhou o caminho que Henrique começa a seguir. Henrique se espelha no pai e absorve a experiência para tocar a fazenda, no entanto garante que não pretende deixar a música. 
 
 
Defensor do gado 
 
Além da propriedade rural em Porto Nacional, a família tem uma fazenda em Palmeirópolis que pretendem investir com a criação de 20 mil vacas. A expectativa é gerar emprego e fomentar a economia. Henrique conta que sempre será um defensor do gado. 
 
 
Tecnologia no campo 
 
O Tocantins Rural conversou com Kaue Souza que é zootecnista e gerente geral da fazenda. Ele explica o passo a passo para fazer o registro genealógico que tem a função de comprovar a origem dos indivíduos pertencentes às raças em que suas entidades representativas.
 
 
O zootecnista adianta que quatro animais da fazenda serão expostos durante a Expoinel Nacional, que teve início no dia 19 de setembro, segue até o dia 29 e que dá ênfase para os melhores exemplares da raça. O touro Alef EAO e estará em exposição no evento no setor de alta genética.  
 
 
Confira um trecho da entrevista com Henrique em vídeo. Clique aqui
 
 
O Tocantins Rural termina essa reportagem com um clipe gravado na Fazenda Terra Prometida, onde foi realizada a reportagem. 
 
Veja clipe aqui
 
Fotos: Kezia Noá

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.