(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
14/08/2019

Agosto Verde: enxertia e biogestão são temas nesta quarta, 14

Por Sarah Tamioso/Tocantins Rural

Em continuação à programação do Agosto Verde, foram realizadas nesta quarta-feira, 14, oficinas para produtores familiares e estudantes da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande, local do evento. Foram tratados os assuntos de enxertia de tomateiro e jurubeba e biogestão para a geração de biofertilizante e biogás.

Com o intuito de apresentar alternativas sustentáveis para os obstáculos enfrentados pelos produtores, como o combate às pragas, surge a enxertia, que embora não seja uma técnica inédita no Brasil, ainda é pouco conhecida. O ensinamento técnico ficou sob comando da engenheira agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Regina Araújo de Oliveira e do técnico em Agropecuária da Seder, Evaldo Pereira de Santana.

De acordo com Regina Araújo, a enxertia proporciona frutos mais cedo e com alto desempenho. “Unimos raízes fortes com copas produtivas para aumentar os ganhos para o homem do campo”, garante.

Louracy Pereira da Silva, 42 anos, possui uma pequena propriedade rural na região de Taquaruçu Grande, e de lá tira uma renda com a venda de hortaliças. “Tudo que produzo é natural e não utilizo veneno para combater pragas. Me interessei bastante em começar a cultivar tomates enxertados, para ampliar os produtos disponíveis para venda. Espero obter bons resultados”, comemora.

Já em relação à oficina de biogestão, foi tratada a técnica para geração de biofertilizante e biogás em propriedades rurais, a partir da decomposição de matéria orgânica, como resto de alimentos e desejos animais.

O biodigestor funciona basicamente com a ação de bactérias que digerem a matéria orgânica em ambiente especial, com negativa da oferta de oxigênio, para que dessa decomposição seja extraído o gás metano, com alto teor inflamável, dentre outros gases que precisam ser limitados com uso de filtros. Essa filtragem evita o desgaste do fogão.

Conforme o tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo de Novais Rocha, o sistema tem muitas vantagens. “Tanto o produtor quanto a natureza ganham com essa prática, pois a matéria que antes iria para a natureza, caso dos desejos obtidos a partir da produção de bovinos, aves e suínos, ganhando agora uma rica utilização. Sem conta que o biofertilizante apresenta alto teor de componentes que proporcionam melhor desempenho da lavoura, além de ser um bom repelente para combater pragas”, explica Rocha.

O biodigestor apresentado durante a oficina é o que funciona com dois tambores de grande proporção, sistema prático e de fácil manuseio para ter em qualquer propriedade rural. A execução de um projeto como esse fica entre R$ 400 e R$ 600.

Para conferir o passo a passo para uma enxertia confira nossa matéria “Passo a passo: enxertia” e confira a cartilha de agroecologia da Seagro.

Agosto Verde

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), em parceria com diversas entidades ligadas às práticas no campo, o evento tem como foco as boas práticas na produção agropecuária e segue até dia 30. Confira a programação a ocorrer ainda esse mês:

15/08: Dia técnico sobre psicultura

20/08: Evento de valorização das mulheres rurais

21/08: Inauguração da Horta de Taquaruçu (passou por reforma completa)

22/08: Dia de campo sobre tecnologias rurais sustentáveis

23/08: Curso de produção intensiva de carne a pasto

27/08: Renova Sim

28/08: Dia técnico da agroecologia

29/08: Workshop sobre plasticultura

30/08: Evento sobre o bem-estar animal com foco na avicultura

 

Com informações de Fernanda Mendonça | Foto: Regiane Rocha

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.