(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
02/09/2019

Agro 4.0: falta de conexão com a internet é obstáculo nas áreas rurais

Por Wanessa Sobreira / Tocantins Rural

Confira uma entrevista sobre o assunto com o jornalista do Canal Rural, Tobias Ferraz.

No campo, os tratores e colheitadeiras já são operados por meio de plataformas digitais específicas. E com essa tecnologia na palma da mão é possivel ter o controle do preparo do solo e plantio, observação de índices pluviométricos, até a colheita.

Essa é a chamada "Agricultura 4.0", baseada na produção digital. O Agro 4.0 é um conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos. E com as informações da fazenda em tempo real, o produtor consegue otimizar a produção agrícola.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, lançaram no mês passado da Câmara do Agro 4.0. O grupo será composto de representantes das duas pastas e tem como objetivo propor e gerenciar ações para promover a expansão da internet no meio rural.

A falta de conexão da internet ainda é um obstáculo nas áreas rurais. Atualmente, somente cerca de 10% das fazendas brasileiras estão conectadas, segundo uma estimativa da Tim participações.

Em entrevista ao Tocantins Rural, o jornalista do Canal Rural, Tobias Ferraz, destaca que essas tecnologias não estão chegando aos produtores, principalmente, pela falta do extensão rural. 

Ouça entrevista 

O jornalista destaca o potencial do agronegócio tocantinense.

Ouça entrevista aqui

Foto: Divulgação/Web

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.