Agro 4.0: projeto para expandir internet no campo foi lançado nesta quinta-feira
O lançamento da Câmara do Agro 4.0 foi realizado na tarde desta quinta-feira, 15, pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. O grupo será composto de representantes das duas pastas e tem como objetivo propor e gerenciar ações para promover a expansão da internet no meio rural.
Agro 4.0
A transição para o Agro 4.0, com acesso à internet até em locais mais remotos, deve acontecer através da frequência 4G 700 MHz, que foi liberada recentemente no país após o desligamento do sinal analógico de televisão. Esperança para os produtores que viviam em áreas de sombra, sem sinal de internet.
De acordo com dados levantados pelo IBGE, o acesso à internet no campo aumentou 1.790,1% desde o último levantamento, passando de 75 mil, em 2006, para 1.425.323 produtores que declararam ter acesso em 2017. Destes 61% já usam smartphones para realizaram algumas atividades, e o whatsapp é considerado como o principal meio de comunicação na zona rural, utilizado por 96% dos produtores com acesso à internet.
Mas aumentar esse acesso ainda é um obstáculo, porque ainda há áreas descobertas por sinal de celular. Com a chegada da tecnologia 4G nas áreas agrícolas, o produtor rural poderá receber informações da lavoura em tempo real. De acordo com especialistas, esta frequência é uma das melhores bandas para a chamada internet das coisas, com longo alcance do sinal e de boa qualidade.
Inclusão digital que permite o acesso a tecnologias, como a do projeto Climate FieldView, negócio de agricultura digital da Bayer, que tem como objetivo alcançar até o final de 2019 cerca de 5 milhões de hectares com cobertura da tecnologia 4G.
A estimativa foi feita com base em estudos, mas há chances de o tamanho da área ser ainda maior. Isso significa atingir cerca de 10% da área total plantada de grãos no Brasil. Atualmente, o acesso à internet alcança apenas 700 mil hectares.
Utilizada por produtores da Cooperalfa, principalmente em Santa Catarina, o Climate FieldView permite que a leitura feita e os mapas cheguem ao e-mail cadastrado pelo agricultor, com leitura em tempo real da velocidade de plantio, da distribuição de sementes e adubos, além dos índices programados para pulverização, se há sobreposição de aplicação e qual a umidade e temperatura no momento do referido manejo, tudo isso em tempo real. Tecnologia que já está nas mãos de produtores catarinenses.
Informação em tempo real
A plataforma digital reúne todas as informações, acopla as análises de solo, cruza esses dados e os correlaciona com as projeções de produtividade, em tempo real. Se uma máquina parar, por exemplo, a informação chega ao exato momento no celular do agricultor.
O agrônomo da cooperativa Alfa, Vilmar Marcon, de Canoinhas, diz que esse modelo de análise também indica mapas de produtividade gerados pela colheitadeira e informa a umidade do próprio grão “na hora”.
Pensando em utilizar a internet como uma aliada, o homem do campo ou empresas que atuam no segmento agro incorporaram definitivamente a rastreabilidade, o monitoramento em tempo real e a interatividade de sistemas inteligentes que facilitam a vida dos empresários rurais.
Veja algumas dicas de softwares e aplicativos específicos para o trabalho no campo:
Climate FieldView
A plataforma coleta dados do plantio à colheita e gera mapas acessíveis em celulares e tablets, que ajudam na tomada de decisão.
Agriness S2
Agriness S2 é uma plataforma tecnológica de gestão da produção de suínos, permitindo o acompanhamento dos eventos zootécnicos e econômicos, gestão do plantel de seleção, incluindo integração com o Sistema de Registro Genealógico de Suínos da ABCS.
R- Sui
Sistema de rastreabilidade da carne suína emite boletins sanitários, aponta tratamentos e medicações através de rotinas de controle, além de apoiar a operação para atender protocolos internacionais de segurança dos alimentos, como a União Aduaneira (Russia e Ucrania), Japão, China entre outros.
Aegro
É o software de gerenciamento financeiro que auxilia com o fluxo de caixa do produtor rural: contas para pagar, operações para realizar, estoque para controlar, equipe para treinar... O Aegro torna fácil aplicar as melhores estratégias de gestão agrícola e financeira.
Plantix
Com este aplicativo é possível diagnosticar doenças em plantas, com análises realizadas a partir de fotografias encaminhadas pelo próprio aplicativo. O app reúne uma importante comunidade de cientistas, agricultores e especialistas em plantas para trocar informações, além do maior banco de dados sobre plantas e tratamentos.
Fontes: Canal Rural e G1 | Foto: José Florentino/Canal Rural