(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
29/12/2020

Agro tocantinense é destaque em 2020

Por Raquel Oliveira e Leide Theophilo/ com edições do Tocantins Rural

Na cadeia produtiva de grãos, o Estado registrou um crescimento no setor do agronegócio de cerca de 10% ao ano na sua área plantada e em torno de 14% na produção

O Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), buscou e apresentou alternativas para dar mais segurança ao setor do agronegócio, especialmente ao produtor rural em 2020. Criou plataformas de desburocratização e modernização da estrutura institucional e da legislação ambiental, proporcionando um ambiente de segurança jurídica que resultou na atração de novos investidores, além da ampliação de áreas plantadas e toneladas produzidas.

Na cadeia produtiva de grãos, o Estado registrou um crescimento no setor do agronegócio de cerca de 10% ao ano na sua área plantada e em torno de 14% na produção. Em 2020, também foram comemorados os números positivos alcançados na última década, com um aumento expressivo na sua área plantada, saltando de 600 mil hectares, em 2010, para um 1,6 milhão de hectares, em 2020, um crescimento de mais de 120%.

A produção saltou de mais de 2 milhões para 6 milhões de toneladas de grãos, ou seja, um aumento gigantesco que reflete diretamente no Produto Interno Bruto (PIB).

Tocantins inovou e rompeu barreiras

Marco na história do agronegócio brasileiro, a Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins 2020 100% Digital obteve uma movimentação financeira de mais de R$ 216,5 milhões. Em plena pandemia ao inovar e possibilitar diversas oportunidades de negócio, além de capacitações e troca de experiências, a feira tornou-se referência em todo o país.

Participaram da edição mais de 250 expositores e foram registradas mais de 470 mil visualizações da plataforma www.agrotins.to.gov.br, inclusive com acesso de 60 países.

Mais um marco na realização de grandes eventos no Estado, a Pecshow também foi um sucesso. Em sua segunda edição e no formato digital, a feira proporcionou a difusão de tecnologia para a cadeia da produção de carne e leite, além de ter apresentado expectativas otimistas para o crescimento no setor pecuarista, considerando os próximos anos no Estado.

Reforçou ainda que o Tocantins possui vocação natural na agropecuária e os pecuaristas investem em genética de alta qualidade e eficiência para melhoria do rebanho bovino, visando à abertura de novos mercados.

Comida Curraleira

Fonte de riqueza e variedade alimentar, os alimentos do Cerrado foram o grande destaque no ano de 2020. Sebereba; grolado; quiboró; úbere; jacuba; cuscuz; paçoca de carne de sol; paçoca de baru; farinha de puba; galinha caipira; arroz com pequi; fava; peixe; mandioca; milho; rapadura; caldo de cana; bolo de arroz; ovo caipira; bolo frito e quebrador são alguns dos alimentos que estão presentes todos os dias na mesa do tocantinense.

Com intuito de identificar e registrar a comida raiz e o seu sabor curraleiro, o Governo do Tocantins, por meio da Seagro, em 2020, deu início a um levantamento em todos os municípios do Estado.

Potencial da piscicultura

O Tocantins é privilegiado também no setor da piscicultura: possui água e clima abundante, além de ter a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil. Ao longo de 2020, a Seagro, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros privados realizaram pesquisas de investimentos tecnológicos em projetos para produção de peixes nativos, principalmente a tilápia, que é uma produção promissora na comercialização para o consumo interno e exportação.

A produção estabelecida projetada pela Seagro, em 2020, ficou em torno de 15.600 toneladas/ano, valor 17,29% superior ao de 2019.

Plano ABC

Em 2020, o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) comemorou 10 anos de sua implantação no Tocantins, e é uma referência nacional na implantação da política de sustentabilidade. O Plano foi criado com o objetivo de incentivar os produtores rurais para a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, que promovam a segurança alimentar e preservem o meio ambiente com a redução da emissão de gases causados pelo efeito estufa.

Fonte: Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.