(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
07/05/2019 - Atualizado em 07/05/2019

Agrotins 2019 deve receber mais de 150 mil visitantes

Da redação

 

Atraídos pela oportunidade de fazer negócios produtores, empresários e agricultores familiares compareceram na abertura oficial da 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que aconteceu na manhã desta terça-feira, 07, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Pequenos, médios e grandes produtores rurais do Tocantins e de outros estados devem movimentar a Feira durante os próximos dias, onde além de fazer negócios, poderão encontrar o que há de mais moderno e inovador na área do campo.


Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, a Feira acontece até o próximo dia 11 e a expectativa é receber mais de 150 mil visitantes e estima negócios na ordem de R$ 2 bilhões. Na solenidade, o Governador Mauro Carlesse afirmou que o evento trará bons resultados ao agronegócio tocantinense. “Que esta seja a melhor Feira do Brasil! Estamos nos esforçando para isso. Esperamos que todos fiquem felizes com o trabalho que estamos realizando, inclusive solicitei a instalação do meu gabinete aqui para estar mais próximo dos agricultores, empresários e instituições parceiras”, comentou.


Com mais de 700 expositores em uma área média de 700 metros quadrados, a Feira conta com os mais variados segmentos, dentre eles, máquinas agrícolas, vitrine tecnológica, além de muitos cursos e oficinas.


Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, essa é uma Feira para aprimorar e apresentar os resultados das pesquisas que foram realizadas no ano de 2018 por instituições como Embrapa, Unitins Agro e outras instituições de pesquisa. “Pensando nisso, a Seagro está trazendo  para esses 5 dias de Feira 4 mil agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses, são 90 ônibus circulando no Tocantins para que esses produtores tenham capacitação, além disso, mais de 90 hectares estão sendo disponibilizados para servir na capacitação desses agricultores bem como dos técnicos”, afirma o secretário.

 

secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum
Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum. Foto: Manuel Júnior.

Na Vitrine da Agricultura Familiar, pequenos agricultores têm a chance de expor produtos de suas plantações, como é o caso das irmãs Laudicéia Pereira e Laura Pereira. Agricultoras de plantações orgânicas, no município de Porto Nacional, no Assentamento Família Feliz, a primeira vez na Feira promete grandes oportunidades. “Achamos a feira muito importante porque é uma oportunidade que estão dando para nós e para os demais assentados oferecerem os seus produtos.” comenta.

irmãs Laudicéia Pereira e Laura Pereira
Irmãs Laudicéia Pereira e Laura Pereira.

Rodrigo Guerra, Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Tocantins fala sobre o apoio dado à 19ª edição da Agrotins. “O Ministério sempre apoia o Estado através de convênios e recursos. Nesta edição incorporamos, além das nossas pastas a pesca e o desenvolvimento agrário, onde são mais de 50 mil famílias beneficiadas, ou seja, além de fiscalizador o Estado somos um grande apoiador, tanto que em 10 anos já entramos com mais de 220 milhões de reais em contrapartida de projetos do Governo.” explica Rodrigo.


Pesca e Aquicultura

O Estado tem potencial para ampliar a sua produção de pescado. A capacidade total de produção é de 600 mil toneladas por ano é em 2018 produziu apenas 17 mil. A movimentação financeira pode chegar a girar em torno de 4,5 bilhões de reais. César Halum fala sobre esse potencial e como a Feira está trabalhando a Pesca neste ano. “Setorizamos a Feira isso faz com que cada área tenha o seu destaque, inclusive a pesca e aquicultura que tem um grande potencial e que está sendo pouco explorado, neste ano queremos dedicar a piscicultura com esse objetivo de impulsionar o segmento e já temos boas notícias, como a liberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente para a criação da tilápia em tanques escavados e em tanques redes,” conclui o secretário.


Negócios  


Pelo terceiro ano consecutivo, proprietários do Grupo Agro Lucinho, indústria do segmento de grãos e rações para bovinos do município de Porto Nacional, escolheram a Agrotins para fazer negócios. Investindo na compra de veículos para uso no campo, optam pela concessionária Disbrava Ford. Segundo Jiomar Lucio Filho, a Agrotins consegue dar uma visão ampla para o pequeno, médio e grande produtor. “A Feira juntamente com a Ford e bancos conseguem atender esses três públicos oferecendo acesso às mesmas condições para comercialização de caminhonetes e maquinários. A partir disso é possível fazer cotações que às vezes na fazenda ficam um pouco impossibilitadas. A Feira também nos oferece a oportunidade de ver o que o mercado está oferecendo em relação à tecnologia e inovação e esse ano está melhor do que os outros, o pouco que melhorou na agricultura já dá pra ver nitidamente até pela questão visual dos estandes, mesmo o estado e a agricultura sendo relativamente novos já dá pra captar um volume grande de negócios”, comenta o produtor rural.

Jiomar Lucio Filho e seu pai
Jiomar Lucio Filho e seu pai.

 

Sarah Pires e Kezia Noá

Jornalistas 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.