(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
27/05/2020

Agrotins 2020: Agricultura familiar será discutida em videoconferência sobre os desafios do cooperativismo e associativismo, nesta quinta-feira, 28

Da Redação

Os modelos do cooperativismo e do associativismo na agricultura familiar serão abordados em uma videoconferência que acontecerá nesta quinta-feira, 28, às 14h55, durante programação da Agrotins 2020, pela primeira vez 100% digital.

O mote “Desafios e Oportunidades do Associativismo e Cooperativismo na Agricultura Familiar”, fomentará uma discussão entre o presidente do Sistema OCB/TO e da Coapa, Ricardo Khouri juntamente com o secretário de Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Henrique Schwanke e o Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, para apresentar a atual realidade vivenciada pelos pequenos produtores do Tocantins.

O estado conta com aproximadamente 42 mil famílias, na agricultura familiar, alocadas em 540 assentamentos, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Esses pequenos produtores são responsáveis por 120 mil postos de ocupação e contribuem com 40% do valor bruto da produção agropecuária.

Ainda segundo os dados, 50% das terras tocantinenses voltadas à agricultura, pecuária, silvicultura, entre outras, são ocupadas por agricultores familiares e cerca de 70% dos alimentos produzidos como, farinha de mandioca, arroz, leite, frutas e carnes estão presentes na mesa dos brasileiros.

“Compreendemos que a agricultura familiar é uma das principais fontes de alimentos para os brasileiros, e que o cooperativismo e o associativismo estão ligados diretamente a essas famílias e as suas fontes de renda. Por isso a necessidade de dar todo suporte ao pequeno produtor, principalmente em um momento como esse do qual vivemos”, comentou o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri.   

Perspectivas de grãos no Tocantins

Além disso, Ricardo Khouri que também é presidente da COAPA participará de um bate-papo juntamente com o presidente da Frisia Cooperativa Agroindustrial,Renato Gerdanius, e o Secretário da Seagro, César Halum, na sexta-feira, 29, às 17h45, sobre as perspectivas de grãos no Tocantins.

Os interessados podem acompanhar a viodeconferência e o bate-papo clicando aqui

Conheça também o nosso espaço na Agrotins 2020 clicando aqui

Com informações da Ascom do Sistema OCB/TO

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.