(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
22/01/2020

APA Serra de Lajeado realiza entrega de mudas nativas para produtores rurais

Por Alvaro Vallim/ Com edição do Tocantins Rural

A distribuição é feita pelos brigadistas que visitam cada local e firmam o compromisso de plantio das mudas

 

Mais de duas mil mudas de árvores nativas já foram entregues desde o início de um projeto realizado pela Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APASL), em agosto de 2019. Os contemplados são produtores rurais e assentamentos. A distribuição é realizada pelos brigadistas que visitam cada local e firmam o compromisso de plantio das mudas.

Foram contemplados os assentamentos Água Fria I e II, Vão do Lajeado, Vão do Mutum, Vão do Cachorro, Cachoeira Dourada e Comunidade Pedreira.

Segundo a gerente da APASL, Camilla Muniz, neste início de ano já foram repassadas, sem custos, cerca de 600 mudas de diversas espécies, tais como Baru, Caju, Jacarandá, Tamboril, Pau de Óleo (Copaíba) e Cajuí aos produtores e assentados. “Nós conseguimos que cada produtor assuma o compromisso de plantar a muda nos devolvendo o tubete e enviando uma foto do plantio. Desta forma, todas as mudas estão sendo realmente plantadas”, garantiu.

O produtor rural Fernando Taniguchi procurou o escritório da APASL para solicitar mudas e reclamou que sua propriedade tem áreas de solo arenoso. “Há grande dificuldade em desenvolver várias espécies neste tipo de solo”, enfatizou.

De acordo com a gerente Camilla Muniz, o produtor Fernando foi orientado a usar matéria orgânica naquele tipo de solo e foi repassada a recomendação de que sejam usadas espécies que suportem aquelas condições, como é o caso da Mangaba. Também foi sugerida adubação verde com espécies leguminosas, como Crotolária e Amendoim Forrageiro.

Produção de Mudas

A produção de mudas pelos brigadistas da APASL foi iniciada em agosto de 2019 e busca ajudar a recuperar a vegetação nativa nas propriedades locais. Desde então os brigadistas estão recolhendo sementes conforme a época de cada espécie nativa. Também são os brigadistas que realizam a produção e a distribuição das mudas aos produtores rurais cadastrados.

 

Foto: Acervo Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.