Araguaína inaugura primeiro laboratório municipal de águas do Tocantins
O local analisará a qualidade da água por meio de exames físico, químico e biológico dos rios, córregos, nascentes e estações de tratamento de esgoto
Nesta quarta-feira (16), a prefeitura de Araguaína deu mais um passo para despoluição total do Lago Azul, com a inauguração do Laboratório de Análise de Águas. A unidade foi entregue já com resultados que vão nortear o combate principalmente ao despejo ilegal de esgoto nos rios e córregos do perímetro urbano.
Análises
O local analisará a qualidade da água por meio de exames físico, químico e biológico dos rios, córregos, nascentes e estações de tratamento de esgoto. As primeiras amostras para parâmetro de referência foram realizadas em cinco pontos do Lago Azul e surpreenderam aos técnicos que não esperavam um resultado positivo ou próximo do controle.
Dados
Os cinco pontos de coleta no Lago Azul foram na zona de mistura com o Córrego Santa Helena, praia, ilha, ponte da Via Lago e saída do Córrego Neblina. Dentre esses, na ponte todos os parâmetros estão dentro dos exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já nos demais o nível de coliformes fecais supera o nível permitido entre 28% a 52%.
Atendimento ao público
A Secretaria do Meio Ambiente organizará uma tabela de custo para que a população e outros municípios também sejam atendidos, recebendo o recurso por meio do Codema e reinvestido no laboratório. Os telefones para solicitar uma análise ou tirar dúvidas são 99944-7878 e 99976-7337.
Fonte: Prefeitura de Araguaína