(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
06/01/2020

Arroz: novas UDs devem promover tecnologia e sustentabilidade no Tocantins

da redação

Quatro Unidades Demonstrativas (UDs) serão instaladas no Tocantins para difundir a tecnologia do manejo do arroz consorciado ao capim forrageiro para formação e recuperação de pastagem, o Sistema Barreirão. A estratégia servirá para viabilizar essa recuperação e promover o desenvolvimento sustentável na agricultura e na pecuária. Os municípios contemplados com as UDs serão Pium, com 20 hectares de plantio; Miracema com mais 20 hectares, Novo Acordo e Gurupi, com 15 hectares cada. 

A iniciativa é do órgão Ruraltins, em parceria com Sementes Grão Fértil, BASF e a OMNIA Fertilizantes. A Embrapa Arroz e Feijão também apoia a iniciativa com o objetivo de estabelecer um processo contínuo de validação e transferência de tecnologia, baseado na condução dessas UDs com a participação dos produtores, que tem como contrapartida o preparo do solo, a aquisição das sementes de arroz, os tratos culturais e principalmente o monitoramento do plantio para subsidiar os técnicos do Ruraltins.

Para o gestor do Ruraltins, Thiago Dourado, a instalação das Unidades Demonstrativas é um ganho para o Estado, que terá modelos que servirão para outros produtores promoverem a recuperação de sua pastagem. “Segundo um levantamento, o Tocantins possui 6 milhões de hectares de pastagem em algum estágio de degradação, e esta iniciativa pode contribuir para recompor o solo e garantir uma produção mais rentável ao produtor, além das vantagens ambientais. Com este sistema, a gente vai ter uma pastagem com potencial de sequestro de carbono tão eficaz quanto a própria floresta”, afirmou.

Ainda segundo o presidente Thiago Dourado, esse sistema de plantio simplificado visa diversificar a produção nas propriedades rurais, gerando lucro e minimizando custos. “Dentre as vantagens estão a rentabilidade na colheita do arroz, e principalmente a recuperação do solo, aumentando significativamente a capacidade de ocupação de unidade bovina por hectare”, ressaltou.

Propriedades

As propriedades onde serão instaladas as UDs são as fazendas Trigueira, em Pium; Lagoa dos Patos, em Miracema; Nossa Senhora Aparecida, em Novo Acordo; e Três Ipês, em Gurupi.

 

Foto: Ruraltins/Governo do Tocantins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.