Audiência sobre pesca esportiva no Lago Manuel Alves acontece em Dianópolis
O evento que acontece na Câmara Municipal de Dianópolis, foi proposto pela Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo.
Será realizada nesta segunda-feira, 09, às 19h, uma audiência pública que irá tratar do uso do lago localizado no distrito Manuel Alves, em Dianópolis.
O evento que acontece na Câmara Municipal de Dianópolis, foi proposto pela Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo, presidida pelos deputados estaduais Claudia Lelis e Ricardo Ayres.
Devem participar ministro interino do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, além de outros representantes do Governo do Estado, como Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth).
Parceria
A Adetuc e a Seagro têm atuado em parceria visando o desenvolvimento da pesca esportiva no estado. Em julho, a primeira reunião entre as duas pastas tratou do mapeamento das áreas de pesca da bacia Araguaia-Tocantins, com o objetivo de estimular a prática como forma de reduzir a pressão da pesca mantendo a geração de renda da população ribeirinha.
Durante encontro com Tom Lyra, o diretor de Políticas para Aquicultura e Pesca da Seagro, Alexandre Godinho, defendeu o desenvolvimento de um projeto de múltiplo uso no Lago Manoel Alves, que não afete a área de plantio irrigado e respeite a legislação. O lago, que recebia pescadores de várias regiões do Tocantins e outros estados, ainda não passou por ordenamento, mas possui grande diversidade de peixes, incluindo o valioso tucunaré azul.
Foto: Thiago Sá