(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
13/01/2021

Banco Ativo de Germoplasma de Arroz e Feijão da Embrapa recebeu chancela de qualidade

Por Henrique de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural

O BAG de Arroz e Feijão da Embrapa foi criado em 1975 e suas atividades iniciaram no ano seguinte

O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de arroz e feijão da Embrapa recebeu, no final do ano 2020, o selo de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O reconhecimento foi chancelado pela Gerência de Gestão Integrada da Qualidade (GGIQ), da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) da Embrapa, com base no Relatório de Diagnóstico de Acompanhamento e os requisitos corporativos apresentados em acordo com o escopo do projeto QUALIVEG, que visa à adequação dos bancos genéticos de plantas da Embrapa a normas internacionais de qualidade.

Os requisitos foram apresentados em forma de publicação e foram definidos em parceria com os curadores dos bancos vegetais, com base em normas internacionais: ABNT ISO/IEC 17025, ABNT ISO GUIA 34 e Versão Brasileira do Documento Diretrizes da OCDE de Boas Práticas para Centros de Recursos Biológicos.

A implementação da gestão da qualidade nos BAGs da Embrapa visa padronizar as atividades relacionadas a recursos genéticos vegetais, conferindo rastreabilidade aos resultados e agregando valor a esses locais.

O BAG de Arroz e Feijão da Embrapa foi criado em 1975 e suas atividades iniciaram no ano seguinte. Com um acervo de 27.006 acessos de arroz e 17.346 de feijão, é o maior banco ativo de germoplasma da Embrapa e preserva a maior coleção de arroz e feijão do Brasil.

Nele, são encontradas sementes de cultivares, variedades tradicionais, linhagens mutantes, populações e exemplares de espécie silvestres, parentes próximas do arroz e do feijão, coletadas no país e/ou recebidas dos mais diversos locais do mundo. A conservação e o uso sustentável deste acervo é fundamental para o futuro da pesquisa desses dois cultivos.

Até o ano de 2020, momento da concessão do Selo, o BAG da Embrapa Arroz e Feijão teve por curadores os pesquisadores da Unidade Paulo Hideo Nakano Rangel e Paula Pereira Torga. A partir do final do ano, o pesquisador Flávio Breseghello substituiu Paulo Hideo.

A Embrapa é responsável por um dos maiores sistemas de conservação vegetal do mundo. São 148 bancos ativos, de espécies de importância para a alimentação e a agricultura, fundamentais para o agronegócio e para a segurança alimentar da população brasileira. Envolve 29 unidades de pesquisa, de Norte a Sul do país, além de aproximadamente 70 instituições parceiras, totalizando mais de 300 pesquisadore

Fonte: Embrapa

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.