(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
17/11/2020

Brasil registra 10 casos de ferrugem asiática

Por Daniel Popov/ com edições do Tocantins Rural

Os casos se concentram no Tocantins e em Goiás

A safra mal terminou de ser implantada e os primeiros casos de ferrugem asiática começaram a serem registrados no país. Até o momento, o Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa, já registra 10 casos da doença no Brasil, só que todos estão presentes em apenas dois municípios.

Em São Miguel do Araguaia, em Goiás, o primeiro caso foi registrado no dia 6 de setembro. O vazio do estado acaba no dia 25 de setembro, isso porque foi antecipado momentaneamente. De lá para cá, já são cinco no total, sendo que o último foi registrado no dia 25 de setembro.

O mesmo ocorre na Lagoa da Confusão, no Tocantins, cinco casos foram registrados por lá, todos durante o período de vazio sanitário da soja, que acabou dia 10 de setembro.

De acordo com o site do Consórcio, desde a safra 2010/2011, ocorrências não aparecem tão cedo. Naquela época, a primeira foi justamente São Miguel do Araguaia, em Goiás.

Já nas lavouras tradicionais, que respeitam o vazio sanitário, ainda não há registro de ocorrências da doença e nem esporos.

No mapa da ferrugem

O website do Consórcio Antiferrugem acaba de ser atualizado com novas funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão dos produtores, no que diz respeito ao manejo da ferrugem-asiática da soja, na safra 2020/2021.

O mapa de dispersão da doença, disponível no site do Consórcio, traz agora opções de filtro para cada tipo de ocorrência (soja voluntária, soja comercial, presença de esporos ou unidade de alerta).

Com as alterações realizadas, os usuários também poderão escolher a forma de agrupamento das ocorrências da doença (por cidade ou por cidade com coordenadas independentes do exato local de ocorrência dos focos).

Fonte: Canal Rural

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.