(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
20/10/2020

Brasil tem primeiro caso confirmado de animal com Covid-19

Por Eliza Maliszewski/ com edições do Tocantins Rural

Até o momento, estudos apontavam que as chances de contágio em animais eram baixas

Vem da capital mato-grossense, Cuiabá, o primeiro caso positivo de Covid-19 em animais. Trata-se de uma gata com poucos meses de vida. O animal estava em isolamento com seus donos que estavam com o vírus e resolveram testar o bichano mesmo assintomático.

O bicho foi avaliado pelo exame molecular de PCR, o mais seguro para detectar a doença, no departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Outro gato e um cachorro também estão aguardando resultado de exames.

Há apenas 20 casos registrados no mundo de contaminação pelo novo coronavírus que atinge animais. Testes realizados em um laboratório na China mostram a possibilidade de que os felinos transmitam a doença para outros de sua espécie. Porém, ainda não se sabe se eles podem transferir o vírus para humanos ou se o contágio entre eles é fácil.

A pesquisadora da UFMT Valéria Dutra, que aplicou o teste, faz o alerta. “Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente”, disse.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.