(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
07/10/2019

Campanha de valorização às mulheres do campo é tema em outubro

Sarah Tamioso/Tocantins Rural

#Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos traz histórias de mulheres que se destacaram no agronegócio

 

A Campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos promove 15 dias de mobilização para valorizar a contribuição das trabalhadoras do campo ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados à igualdade de gênero e ao fim da pobreza rural. O tema norteador da quinzena ativista é “O futuro é junto com as mulheres rurais”, com a hashtag #JuntoComAsMulheresRurais e a iniciativa teve início no dia 1 de outubro.

O principal objetivo da campanha é destacar o trabalho promovido por pescadoras, agricultoras, extrativistas, indígenas e afrodescendentes. A campanha no Brasil é coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a FAO, a ONU Mulheres, a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) e a Direção-Geral do Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.

 

Mulheres rurais

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento tem divulgado histórias de mulheres que com muito esforço conquistaram seus espaços no meio rural. São experiências como a de Ivanete de Souza, que assumiu a presidência da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (SC) por oito anos e aumentou o faturamento anual da cooperativa em 38 vezes; Hortência Ozaqui, que empreendeu em Augusto Corrêa (PA) com uma agroindústria de produtos derivados de bacuri; Maria Regina Mendes Nogueira, produtora de café e rosas orgânicas em Minas Gerais que por meio da poesia valoriza o trabalho da mulher do campo e Sandra Mendoza, colombiana que presidiu o Comitê Cafeeiro de seu município, fundou a Associação de Mulheres Cafeeiras em seu povoado natal e foi a primeira a utilizar a tecnologia de biodigestores em seu estado.

Essas são apenas algumas das histórias retratadas na campanha nacional que segue até o dia 15 de outubro. Confira:

Cooperativismo contribui para autonomia das mulheres rurais

Empreendedora do Pará desenvolve sistema produtivo com fruto amazônico

Por meio da poesia, cafeicultora valoriza a agricultura e o trabalho da mulher rural

Tecnologia promove bem-estar e geração de renda em empreendimento feminino rural da Colômbia

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.