(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
18/11/2020

Capacitação em sistema de produção de maracujá acontece no CTC Agro, em Palmas

Por Edvânia Peregrini/ com edições do Tocantins Rural

Esta é a segunda capacitação técnica desde a inauguração do CTC Agro, a primeira ocorreu no período de 3 a 6 de novembro

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizará mais uma capacitação técnica voltada para a qualificação dos serviços de assistência técnica e extensão rural.

O curso, fruto do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), será realizado de 23 a 27 de novembro, voltado para o Sistema de Produção de Maracujá.

A capacitação será ministrada pelo pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo, doutor Raul Castro Carrielo Rosa, contemplando 24 extensionistas e técnicos. Serão cinco dias de capacitação, no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC – AGRO), localizado no Complexo de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.

Para a definição do tema da capacitação, o órgão levou em consideração as condições favoráveis que permitem o cultivo do fruto durante todo o ano, bem como o fato de ocupar pequenas áreas para o seu cultivo, podendo se tornar uma opção viável de renda e melhoria na qualidade de vida do agricultor familiar.

Além disso, os órgãos, Ruraltins e Seagro, também realizaram um levantamento na Central de Abastecimento de  Hortifrutigranjeiro (Ceasa) em Palmas, sobre as cadeias produtivas que são trabalhadas pela Central. Com isso, identificou-se que, nos meses de novembro a abril, houve uma deficiência no fornecimento do fruto do maracujá, e no restante do ano, em torno de 90% do que é abastece o mercado tocantinense vem de outros estados, como Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais.

Esta é a segunda capacitação técnica desde a inauguração do CTC Agro, a primeira ocorreu no período de 3 a 6 de novembro, quando 40 profissionais participaram de uma extensa capacitação teórica e prática envolvendo os sistemas produtivos e o manejo adequado dos peixes.

Produção de Maracujá

De acordo com dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2017, no Tocantins, a área colhida é de 49 hectares, em 70 estabelecimentos rurais. Anualmente, a sua produção chega a 378 toneladas, tendo como principais produtores os municípios de Nova Olinda, Dianópolis, Xambioá, Aragominas, Araguaína, Esperantina, Itaguatins e Luzinópolis. No cenário mundial, o Brasil é o primeiro produtor mundial da fruta.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.