(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
04/09/2020

Carga com toneladas de sementes irregulares é apreendida no Tocantins

Por Welcton de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural

O proprietário da carga foi multado em R$ 3,6 mil e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Paraíso

Nesta quinta-feira (03), foram apreendidos, na BR-153, próximo a Paraíso, uma carga de cerca de 20 toneladas de sementes irregulares de capim forrageira andropogon e mais 5 mil embalagens brancas sem rotulagem.

O proprietário da carga foi multado em R$ 3,6 mil e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Paraíso.

Segundo a supervisora técnica da área vegetal regional da Adapec de Paraíso, Francisca Wilma Neide de Lima, o condutor do veículo apresentou uma nota avulsa de origem de Rio Verde – GO com destino ao estado do Pará, porém, no termo de conformidade, referia-se a cidade de Trindade - GO.

Ao verificarem a carga, os fiscais descobriram embalagens sem as identificações previstas e outras em sacarias brancas, tinham também junto à carga embalagens vazias para reembalagem das sementes sem procedência, e outras que continham informações, estavam incompletas, faltando a principal, que é o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

A gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira, alerta que as sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais e ao patrimônio fitossanitário do Tocantins.

Fonte: Adapec

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.