(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
21/11/2019

Caso de sucesso: Plano ABC Corte é apresentado em Seminário de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Por Edvânia Peregrini | com edições do Tocantins Rural

Iniciativas desenvolvidas no Estado do Tocantins são apresentadas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) no Seminário Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – Mais produtividade com Sustentabilidade. O evento é realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. 

Uma das apresentação é o Caso de Sucesso do Projeto ABC – Corte, desenvolvido na Unidade de Referência Tecnológica (URTs) em Fortaleza do Tabocão, pelo extensionista rural do Escritório regional de Guaraí, Sérgio Bueno. Esse trabalho de acompanhamento rendeu ao técnico o Prêmio ABC Corte pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por alcançar bons resultados por meio do projeto.

Nos dois dias de programação, os participantes contam com diversas palestras e resultados de sucesso do plano ABC que estão sendo desenvolvidos no Tocantins. Entre os temas propostos estão: sistema plantio direto; fixação biológica de Nitrogênio e bactérias promotoras do crescimento de plantas; recuperação de pastagens degradadas; intensificação a pasto e adubação de correção de solo com biofertilizantes.

Plano ABC

O Plano ABC tem por finalidade organizar e planejar ações, no sentido de estimular os produtores rurais a adotarem tecnologias de produção sustentáveis, com objetivo de promover a segurança alimentar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas, tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

 

Foto: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.