(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
12/09/2019

Cerca de 1.500 mudas Pau Brasil e Mogno serão plantadas em Araguaína

Por Marcelo Martin/ Com edição de Tocantins Rural

A ação faz parte da programação do Mês da Árvore que contará ainda com  educação ambiental para alunos de escolas públicas.

A partir da próxima segunda-feira, 16, até o final de setembro serão plantadas 1.500 mudas em vários pontos de Araguaína, norte do Estado. A programação é da prefeitura para o Mês da Árvore que contará ainda com cinco ações de educação ambiental com alunos de escolas públicas, estadual e municipal, e particular. As atividades têm parceria com Hospital Maternidade Dom Orione, por meio do Projeto Nascer Sustentável, e com a ONG Naturativa.

De acordo com o coordenador do Viveiro Municipal, Alcy Batista, as 1.500 mudas que serão plantadas neste mês fazem parte do plantio de seis mil árvores em Araguaína neste ano. “Nós estamos plantando principalmente em regiões mais urbanizadas e nas proximidades das escolas. São árvores do nosso bioma, como Pau Brasil e Mogno”, explicou.

Na segunda-feira, 16, alunos do Colégio Adventista irão plantar mais de 100 mudas nativas no gramado do parque e também às margens da nascente do Córrego Canindé. “A gente costumava fazer mais palestra nas escolas, agora queremos fazer mais ações. Envolver os alunos nas ações dá maior entendimento da importância de um ecossistema equilibrado”, afirmou Edilmo Azevedo, educador ambiental do Município.

Adoção consciente

Uma das novidades da programação deste ano é a adoção de uma praça pública. Na próxima quarta-feira, 18, às 16 horas, os alunos da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa, no Setor Santa Terezinha, receberão orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para revitalização da praça local. Serão plantadas mudas nativas nos canteiros que os alunos passarão a cuidar.
 
Recuperação de mais nascentes

A Prefeitura de Araguaína realiza o controle de manejo de nascentes, com cerca de 140 olhos d’água já preservados dentro da zona urbana. Na terça-feira, 24, às 16 horas, mais um local receberá o trabalho de recuperação. O Córrego do Cantinho do Vovô, que recebe o mesmo nome de maneira popular por nascer dentro do abrigo, terá a visita dos alunos da Escola Municipal Zeca Barros. Cerca de 200 mudas nativas serão plantadas no local.
 

Programação

Dia 16 (segunda-feira)

16h – Palestra e plantio de mudas no Eco Parque Cimba com alunos do Colégio Adventista.
 
Dia 18 (quarta-feira)
16h – Adoção e revitalização da praça do Setor Santa Terezinha com os alunos da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa (Avenida Santa Terezinha, n°481, Setor Santa Terezinha).
 
Dia 20 (sexta-feira)
16h – Palestra e plantio de mudas (Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, Loteamento Parque do Lago).
 
Dia 23 (segunda-feira)
15h30 – Palestra “Conscientização e Preservação da Árvore” (Escola Municipal Domingos Lemos, setor Santa Maria).
 
Dia 24 (terça-feira)
16h – Palestra e recuperação de nascente com alunos da Escola Municipal Zeca Barros (Cantinho do Vovô, Vila Santiago).

Foto: Marcos Sandes

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.