Coapa abraça campanha de prevenção ao suicídio
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo
Durante o mês de setembro, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) promove em todas as suas unidades em Pedro Afonso, dentro do projeto “Viver Coapa”, a campanha “Setembro Amarelo”, uma ação mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio e de estímulo ao diálogo aberto sobre saúde mental.
Devido à pandemia da Covid-19, a campanha conta com a utilização da camiseta amarela alusiva à campanha pelos colaboradores da cooperativa, além da divulgação de dicas e ações preventivas nas redes sociais.
Nesta quinta-feira (17), os colaboradores participaram da foto oficial para chamar atenção para o debate e conscientização sobre o suicídio, um tema que está cada vez mais presente na sociedade e precisa ser debatido.
Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo®”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro.