(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
16/12/2020

Com o apoio do Sistema OCB/TO, Coapa encerra a safra 2019/2020 com recebimento de grãos 45% maior que na safra 2018/2019

Da redação
Imagem: Armazém
Imagem: Armazém

 

Com uma trajetória sólida no mercado agropecuário, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) atua há 22 anos em prol do desenvolvimento social e profissional de seus cooperados. Com o apoio do Sistema OCB/TO e Sescoop/TO a Coapa conta com cursos, eventos, capacitações e reforço dos valores cooperativistas.

 

Como resultado de muito esforço, o crescimento da cooperativa abriu portas para negociações que destinam a produção ao comércio internacional, via trading’s que neste ano de 2020 chegou a exportar 86% da produção de milho para a China. Além do milho, a cooperativa negociou com as trading’s 95% da soja produzida pela cooperativa e essa por sua vez foi para o país asiático e o restante abastece o mercado interno. Já o sorgo é adquirido por empresas que trabalham com confinamento de bovinos, suínos e aves do Tocantins e de estados vizinhos.

 

Com altos índices de produção, a Coapa atua em 16 municípios do estado e trabalha atendendo propriedades de cooperados da agricultura familiar e produtores de soja, agrupados ou não em associações na região de Pedro Afonso. Os números referentes à Safra 2019/2020 foram históricos para a cooperativa: a recepção de grãos neste ano atingiu a marca de 212.440 mil toneladas, um crescimento de 45,2% em relação à safra anterior.

 

Solidariedade e cooperativismo

 

Mostrando compromisso com o desenvolvimento das comunidades em que atua, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins criou e executa o projeto “Viver Coapa”, e com a participação dos cooperados, colaboradores e instituições sociais parceiras, arrecadou e entregou mais de 6 toneladas de alimentos, beneficiando moradores de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins, impactados pela crise gerada pela Covid-19. Além disso, foram distribuídas mais de 1000 máscaras para caminhoneiros que transportam os grãos da Coapa, como forma de minimizar o contágio do vírus.

 

Segundo o presidente, a cooperativa finaliza o ano de 2020 com mais uma ação solidária voltada para a comunidades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. “Neste mês de dezembro, a cooperativa está realizando a campanha ‘Natal Cooperativo’, que vai destinar cestas básicas para famílias de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. A entrega será realizada no dia 23 de dezembro”, assegurou.

 

Responsabilidade socioambiental 

 

Como uma cooperativa que busca o desenvolvimento sustentável, a Coapa também se preocupa em diminuir os impactos ambientais ocasionados pela produção. Diante disso, atualmente ela realiza a entrega de 99% das embalagens vazias de agrotóxicos na Central de Recebimento de Pedro Afonso.

 

Sobre a Coapa

 

Imagem: Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Fundada em 1998, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) surgiu devido a necessidade de organização e desenvolvimento dos produtores integrantes do Prodecer III (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado). Atualmente a Coapa conta com cerca de 300 cooperados que trabalham nas áreas da agricultura empresarial, pecuária e agricultura familiar. E agregando os valores do cooperativismo para as gerações futuras, a cooperativa ainda conta com o Núcleo Feminino e com o Núcleo Jovem Cooperativista (NJC), o primeiro criado na região Norte do Brasil.

 

Conforme explica o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, a parceria entre o Sistema OCB Tocantins e Sescoop contribui diretamente para o progresso dos cooperados, disponibilizando formação e qualificação profissional para o quadro de colaboradores e moradores das cidades onde a Coapa atua. “Quando falamos da profissionalização da gestão e da cooperativa é inadmissível não citar a participação efetiva do Sescoop Tocantins, que imprime qualidade na realização de cursos, palestras, seminários, visitas técnicas e outros eventos de formação”, disse.  

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.