(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
25/10/2019

Começa plantio de sementes que irão decorar o Natal 2019 da Capital

JULIANA MATOS/COM EDIÇÃO DO TOCANTINS RURAL

 

Também serão retiradas mudas de bougainville já adultos para multiplicação das cores nos canteiros e rótulas da cidade.

 

As chuvas chegaram e o Viveiro de Flores de Palmas iniciou o plantio de sementes das plantas que irão decorar a cidade no Natal. Serão mais exemplares de vincas, onze-horas, tagetes e amendoim forrageiro. Além do plantio das sementes, também serão retiradas mudas de bougainville já adultos para multiplicação das cores nos canteiros e rótulas da cidade.

Depois de cuidadosamente colocadas em bandejas, as sementes se transformarão em brotos que serão transferidas para saquinhos para crescimento em estufas. Entre 40 e 60 dias as flores já estão prontas para atualizar o paisagismo do Parque Cesamar, do Parque dos Povos Indígenas, da orla da Praia da Graciosa, as rótulas de entrada e saída de Palmas e outros canteiros da cidade.

Além das flores, no Viveiro também são cultivadas plantas paisagísticas como a dracena e o agave. O agave é utilizado, especialmente, por resistir ao calor e não exigir irrigação mesmo na estiagem. Todo este trabalho é feito por servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). A equipe é grande e ajuda desde a manutenção do Viveiro de Flores, até o planejamento e execução de projetos paisagísticos.

Irrigação

O trabalho de execução e manutenção de paisagismo é realizado ao longo de todo ano, respeitando as características de cada local e das plantas usadas em cada localidade. Além disso, é importante frisar que não se utiliza água tratada na irrigação de jardins.

Trata-se de água bruta usada apenas para irrigação e que, no período de chuvas, essa rotina de irrigação é interrompida, sendo realizada apenas a ferti-irrigação, isto é, a aplicação de adubo líquido diluído em água para reavivamento das plantas.

Decoração sustentável

O trabalho de cultivo de flores e plantas ornamentais não se resume apenas ao que é replantado em canteiros. Muito do que é usado no Viveiro de Flores reaproveita matérias-primas diversas para novas serventias neste trabalho de ornamentação, a exemplo dos restos de poda e até árvores que caem em razão de chuvas fortes e assim são feitos cochos decorativos. Parte deste material também é triturado para fabricação de compostagem que auxilia na adubação do solo.

 

Quer contribuir com alguma ideia ou sugestão para este trabalho? Entre em contato com a Seisp (63) 3212-7426.

 

Fotos: Regiane Rocha

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.