Comercialização e uso do herbicida paraquat será fiscalizado pela Adapec
Este defensivo agrícola é utilizado, principalmente, para dessecação da soja antes da colheita e terá uso proibido a partir do dia 22 de setembro
Após decisão final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre a proibição no Brasil, de utilização e comercialização do ingrediente ativo paraquat, que é a base de alguns defensivos agrícolas usados no controle de ervas daninhas, a partir do próximo dia 22, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) intensificará em todo o Estado ações de fiscalizações orientativas no comércio e nas propriedades rurais sobre a suspensão do uso deste produto.
A partir desta data, as empresas titulares de registro de produtos à base de paraquat deverão recolher os estoques disponíveis em estabelecimentos comerciais e em posse de agricultores em até 30 dias.
Após este período, se o produto for encontrado, em estabelecimentos agropecuários ou em propriedades, a Adapec fará a apreensão, autuação e poderá aplicar outras sanções previstas em lei.
O gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, explicou que a decisão é da Anvisa e que cabe aos órgãos de defesa agropecuária realizarem a fiscalização nos comércios e nas propriedades.
Este defensivo agrícola é utilizado, principalmente, para dessecação da soja antes da colheita, e, será retirado da comercialização e uso por ter sido considerado nocivo à saúde humana pela Anvisa.
Fonte: Adapec