(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
04/09/2020

Comunidade indígena da Ilha do Bananal recebe assistência em projeto de piscicultura

Por Edvânia Peregrini/ com edições do Tocantins Rural

Com expectativas de produzir 10 toneladas de peixe por ciclo, o projeto será feito no sistema de cultivo em tanque elevado revestido de lona

A comunidade indígena Krahô, situada na Lagoa da Confusão, município que integra a região da Ilha do Bananal, é uma das etnias que está recebendo acompanhamento técnico na implantação de um projeto de piscicultura voltado para o cultivo da caranha, espécie que tem boa comercialização no Estado.
 

A iniciativa para a elaboração desse projeto surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso do indígena Renato Pymcre Pityj Cruz Lima Krahô, hoje técnico agropecuário e gestor ambiental, que recebe orientação técnica do Ruraltins na adequação do projeto e a viabilidade de sua implantação.

Outra iniciativa relevante para o segmento do projeto foi a articulação na assembleia legislativa, com a liberação de R$ 100 mil, recurso de emenda parlamentar destinado pelo deputado Elenil da Penha.

Com expectativas de produzir 10 toneladas de peixe por ciclo, o projeto será feito no sistema de cultivo em tanque elevado revestido de lona, e desenvolvido pela Associação Indígena Kraho AIK-Irom Kam Co, com acompanhamento técnico do Ruraltins. Atualmente a associação conta com 22 membros da comunidade Krahô, devidamente cadastrados e com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP) jurídica regular.

Segundo o gerente de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, o Ruraltins entrou com toda a parte de assistência técnica, desde a reformulação da elaboração do projeto técnico, o dimensionamento para a captação do recurso à elaboração do plano de trabalho.

Andrey Costa acrescentou ainda que a ação, além de oportunizar a subsistência alimentar dessa comunidade indígena como também para a geração de renda, vai trazer outro benefício relevante.

Fonte: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.