(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
09/09/2019

Conab apresenta novos mapeamentos agrícolas de arroz e culturas de verão

Da Redação

Mapeamento também irá auxiliar o Tocantins na estimativa de área plantada.  

Já está disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizar, os novos mapeamentos das culturas agrícolas do arroz irrigado no Mato Grosso do Sul – Safra 2018/2019, e das Culturas de Verão de primeira e segunda safra, em praticamente todos os estados produtores, de anos-safra anteriores.

Segundo as análises, o mapeamento do arroz irrigado no Mato Grosso do Sul auxiliou na estimativa de área plantada e também no monitoramento agroclimático das culturas.

Já os mapeamentos das Culturas de Verão de primeira e segunda safra são utilizados no monitoramento agrícola, por meio do acompanhamento da evolução do Índice de Vegetação ao longo do desenvolvimento das lavouras, com impacto na estimativa de produtividade.

Todos os mapeamentos estão disponíveis para visualização e download no Portal de Informações Agropecuárias, no site da Conab.

Como é feito

O mapeamento dos cultivos agrícolas é realizado por meio de sensoriamento remoto. Ele tem por objetivo contribuir com a estimativa de área e de produtividade, oferecendo informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado.

Na estimativa de área, o resultado do mapeamento auxilia na análise da informação declarada, como um dado passível de verificação em campo. Na estimativa de produtividade, o conhecimento da localização das áreas de cultivo possibilita o monitoramento das áreas produtivas através de parâmetros agrometeorológicos, oferecendo indicativos sobre a previsão de rendimento das lavouras.

Tocantins

Para a Safra 2018/2019, a produção de grãos prevista para o estado do Tocantins deverá ultrapassar de 4.755 mil toneladas, valor 3,8% superior ao da safra anterior. Os dados são do 9º levantamento da safra de grãos 2018/2019 divulgado no mês de junho.

A soja continua sendo destaque, com produção estimada em mais 2.911 mil toneladas, seguida do milho que esse ano vai ultrapassar 1.104 mil toneladas, com grande destaque na segunda safra que tem produção prevista para mais de 900 mil toneladas, 69% superior em relação à safra passada. A produção de arroz deve ser de mais de 623 mil toneladas, principalmente nas áreas de várzea.

"Essas previsões para o incremento em área, produtividade e, consequentemente, maior produção de grãos no Tocantins decorrem de diversos fatores que influenciam maiores rendimentos. Dentre eles, as boas condições climáticas no período de cultivo, aliadas ao uso sustentável de novas tecnologias pelos produtores e a qualidade cada vez maior dos insumos que chegam ao Estado”, afirma o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos.

Foto: Reprodução/Conab

Fonte: Conab e Seagro

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.