(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
03/04/2020

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020

Por Mariah Soares/Com edição de Tocantins Rural

Segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), publicadas no site da Companhia, as condições climáticas vêm favorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Tocantins. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta safra, sobretudo para as lavouras de soja e milho, que impulsionam o volume total, e devem garantir mais um recorde na safra de grãos do país.

Para o presidente da Cooperativa Industrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khoury, as condições climáticas foram favoráveis à produtividade das safras de grãos no Tocantins.

Na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de soja e milho do Tocantins (Aprosoja), Maurício Buffon, “no geral, a safra 2019/2020 pode ser considerada boa na maior parte das regiões produtoras de soja, que sofreu um pouco com o período de estiagem que ocorreu no período de 25 de novembro a 26 de dezembro, vindo a se recuperar depois disso”, explica.

A gerente de Agrometeorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a engenheira agrônoma, Denise Gomes, lembra que as previsões de especialistas durante o 5° Encontro para apresentação das tendências Agroclimatológicas, realizada no segundo semestre de 2019, foram bastante assertivas em relação ao comportamento do clima para a safra 2019/2020. “Essas informações auxiliaram o produtor rural no planejamento da semeadura e contribuíram para o alcance de bons níveis de produtividade nas lavouras”.

O produtor rural deve adotar como hábito, a coleta, o processamento e o armazenamento de dados meteorológicos, isto torna-se possível com a instalação de uma estação meteorológica na propriedade rural. Atualmente a existência de uma estação meteorológica na propriedade é fundamental para auxiliar diversas atividades no campo como irrigação, manejo do solo e pulverizações, tornando-se uma ferramenta indispensável para o processo produtivo.

 

Foto: Divulgação/internet

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.