20/10/2020
Consumo de feijão aumenta na pandemia
Por Leonardo Gottems/ com edições do Tocantins Rural
Pesquisa da USP aponta que os primeiros 10.116 participantes indicaram que a frequência no consumo de alimentos saudáveis aumentou de 40,2% para 44,6% durante a pandemia
Com as medidas de isolamento social provocadas pela pandemia da COVID-19, houve aumento do consumo de feijão, aponta análise do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Universidade de São Paulo). Segundo o levantamento, o fato de cozinhar em casa tem auxiliado no aumento de consumo de ingredientes mais saudáveis e naturais.
Os resultados da Pesquisa da USP apontam que os primeiros 10.116 participantes indicaram que a frequência no consumo de alimentos saudáveis aumentou de 40,2% para 44,6% durante a pandemia.
O questionário indagou sobre o consumo de alimentos saudáveis, entre 18 tipos de hortaliças, 10 frutas e 3 leguminosas (Feijão, Lentilha e Grão-de-bico), e também 23 tipos de alimentos ultraprocessados considerados marcadores do consumo alimentar não saudável, como refrigerantes, salgadinhos de pacote, barras de cereal, nuggets, macarrão instantâneo e pizza congelada.
O presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses), Marcelo Lüders, comemora os índices de consumo de Feijões e Pulses uma vez que, tanto a pesquisa, quanto a nutricionista apontam uma tendência a melhoria dos hábitos alimentares.
Fonte: Agrolink