(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
04/11/2020

Cooperados da Frísia, segunda cooperativa mais antiga do Brasil, produziram só no ano de 2019 mais de 75 mil toneladas de soja e milho

Da redação
Escolha do entreposto em Paraíso do Tocantins foi guiada por capacidade produtiva da região, logística de escoamento e demanda pelo serviço de armazenagem
 
Imagem: Frísia
Imagem: Frísia

Com quase 100 anos no mercado, a Frísia Cooperativa Agroindustrial atua no Tocantins prestando serviço nas áreas de pesquisa e assistência técnica agrícola e agropecuária, compra de insumos, armazenagem, secagem e comercialização de grãos, como soja, milho e sorgo. A filial da cooperativa em Paraíso do Tocantins possui 74 cooperados que somam 30 mil hectares cultivados em 15 municípios do Estado. Com mais de 75 mil toneladas de soja e milho produzidos em 2019, a cooperativa obteve um crescimento de 22% em recepção de grãos no Tocantins.

 
A filial de Paraíso, aberta no ano de 2016, foi a primeira fora do estado do Paraná e sobre as vantagens que guiaram a escolha, o presidente Renato Greidanus responde. “Vimos em Paraíso do Tocantins uma excelente região geradora de oportunidades, seja pela capacidade produtiva de grãos (uma das mais expressivas do Brasil e a maior da região Norte), seja pela logística (localizado a 63 km de Palmas, que dispõe de infraestrutura no escoamento dos grãos por rodovias e terminais ferroviários que levam aos portos), seja pela demanda por armazenagem. Esta última com uma demanda enorme, já que o estado aumentou em três dígitos sua produção, mas tem um déficit no setor. A presença da Frísia é para auxiliar Tocantins na redução desse número de armazenagem e garantir aos produtores tranquilidade para produzirem”, explica.
 
Sobre o diferencial perante ao mercado, a coordenadora da filial no Tocantins, Erica Lima Brito, explica que todas as decisões são tomadas com base na necessidade dos cooperados. “A cooperativa já vem com o objetivo de entregar um pacote de serviços para do dono do negócio, que é o cooperado, então hoje a cooperativa trabalha em atender as demandas e necessidades que o cooperado tem diante do campo e dos órgãos ambientais e fiscais”, exemplifica.
 
Para o presidente do Sistema OCB no Tocantins, Ricardo Khouri, a presença da cooperativa reforça o potencial do cooperativismo no Estado. “Temos muito a crescer e vamos seguir fornecendo todo o apoio que pudermos para tornarmos as cooperativas sempre mais qualificadas e preparadas e nos destacar no mercado. Precisamos disseminar o sentimento de cooperação e mostrar como o cooperativismo é um sistema viável e sustentável para todos”.
 
Cooperação em tempos de pandemia
 
Durante o período pandêmico de Covid-19, a Frísia, cooperados e colaboradores realizaram diversas doações para diminuir o impacto da doença. A cooperativa, junto com o Sicredi, doou cestas básicas a 100 famílias em extrema vulnerabilidade social e 850 máscaras. As doações foram entregues ao Centro de Referência a Assistência Social (Cras) de Paraíso do Tocantins, que repassou os kits às famílias cadastradas. As máscaras, produzidas por voluntárias cooperativistas sob as normas do Ministério da Saúde, foram doadas para a Secretaria de Saúde de Paraíso do Tocantins, assim como insumos hospitalares, materiais médicos e galões de álcool 70% líquido e em gel.
 
Sobre a Frísia
 
Fundada em 1925 no Paraná por famílias holandesas, a cooperativa foi inicialmente nomeada “Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios com a produção de leite, queijo e manteiga”. Como segunda cooperativa mais antiga do Brasil, a Frísia segue rigorosamente todos os preceitos do cooperativismo e o presidente, Renato Greidanus, ressalta que “é importante destacar que esse sistema é uma das formas mais democráticas e eficientes de gestão e organização do mundo”. No Tocantins a cooperativa chegou em 2016, como a primeira filial fora do estado de origem. 
 
A Cooperativa é hoje referência mundial em Sustentabilidade, através da conquista do Selo SESI ODS e do Prêmio Mundo de Respeito, promovido anualmente pela Corteva Agriscience, prêmios que reforçam o compromisso com as boas práticas agrícolas, meio ambiente, sustentabilidade e comunidade.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.