(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
30/07/2019

Cooperfrigu Alimentos capacita colaboradores em requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração

Por Samara Gomes/Com edição de Tocantins Rural

Curso teve duração de 12 horas e orientou os participantes as exigências da Norma nos laboratórios

Colaboradores das áreas da qualidade e do laboratório de análises microbiológicas da Cooperfrigu Alimentos foram capacitados, entre os dias 25 e 26, no Curso de Interpretação da Norma Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, a NBR/ISO IEC 17025:2017. A iniciativa teve apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/TO), com o objetivo de orientar os participantes sobre as exigências da Norma nos laboratórios.

O encontro teve duração de 12 horas e foi conduzido pela instrutora e auditora, Geanne Altair. Em sua fala, Geanne, garantiu que a norma possibilita os laboratórios gerar resultados altamente confiáveis e comprovar tecnicamente suas competências. Além disso, os requisitos gerais para a imparcialidade e operação consistente é aplicável a todas as organizações que realizam atividades laboratoriais, independentemente do número de funcionários.

Esta adesão à Norma tem levado os laboratórios a compreenderem melhor o comprometimento de suas atividades, onde a regulamentação para controle de novos produtos somada ao monitoramento de resíduos e contaminantes, exigem uma  maior atenção na verificação e validação dos métodos de ensaio e consequentemente nas avaliações de incertezas de medição, visto que esse é o aspecto metrológico das suas atividades.

No entanto com a globalização de mercado as exigências se tornam cada vez maiores e a aderência as diretrizes da norma 17025, versão 2017, visa demonstrar a confiança na operação e da segurança jurídica no desempenho de suas atividades, prezando sempre pela qualidade de seus produtos.

“A Cooperfrigu nos proporcionou a interpretação da ISO, a qual permite que o nosso laboratório demonstre que opera de forma competente sendo capaz de gerar resultados válidos. O objetivo do curso foi abordar as modificações na nova versão da norma, promovendo desta forma a confiabilidade, imparcialidade e confidencialidade em nossos resultados. O curso trouxe também o aprimoramento de nossas atividades do laboratório, amostragem e ensaios”, disse a colaboradora Rosânia Barbosa Coelho.

 

Fotos: Acervo Cooperfrigu

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.