(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
22/10/2020

Criação de abelhas sem ferrão tem incentivo em Araguaína

Por Lúcia Brito/ com edições do Tocantins Rural

 

Imagem: Ruraltins
Imagem: Ruraltins

As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem seu ferrão atrofiado

Com o objetivo de incentivar a criação de abelhas sem ferrão em espaços urbanos, como também atender as demandas dos produtores do município e região, o escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em Araguaína, implantou uma unidade demonstrativa de Meliponicultura, em sua sede.

Segundo o extensionista Athila Damasceno, a unidade denominada de Meliponicultura Urbana ocupa a varanda do próprio escritório e mostra como pode ser feito o manejo das abelhas em pequenos espaços.  

Resultado da unidade

Conforme o extensionista, foram povoadas 11 caixas com abelhas das espécies Marmelada, Uruçu Amarela, Uruçu Preta, Tiuba e Jataí. Após sete meses, a unidade apresenta resultados, com a primeira colheita da safra de mel de Tiúba 100% produzido no escritório.

Parcerias

O projeto de incentivo à criação de abelhas sem ferrão é idealizado pelo técnico agrícola do Ruraltins, Wandro Cruz, que visa também sensibilizar o município a plantar, nas áreas verdes, árvores nativas do Cerrado justamente para servir de flora alimentar para as várias espécies de abelhas, além de buscar parceria com as universidades e produtores da cidade.

Meliponicultura

A meliponicultura (criação racional de abelhas nativas) já vem sendo difundida em todo Brasil. As abelhas nativas são de fácil manejo e podem ser criadas em áreas rurais e urbanas, seja visando ao lazer, à educação ou à criação comercial, sendo um componente muito importante para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção adaptadas ao Tocantins, voltado principalmente para a agricultura familiar.

As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal), essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas. Apesar da sua grande importância ecológica, muitas espécies de abelhas sem ferrão estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento, queimadas ou uso de agrotóxicos.

Fonte: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.