(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
29/04/2020

Cultivo da Tilápia em tanques-rede apresenta resultados positivos no Tocantins

Por Elmiro de Deus/Com edição de Tocantins Rural

Dados mostram que os índices da lucratividade da criação da espécie ficou entre  30 a 37%, de acordo com o valor de venda

A criação do cultivo da tilápia, em tanques redes, teve início em agosto de 2019, no Parque Aquícola  em Brejinho de Nazaré, finalizando em março de 2020. Nesta terça-feira, 28, em teleconferência, a Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins mostrou os primeiros resultados satisfatórios para o cultivo da espécie no estado. Os dados mostraram os índices positivos para a criação da tilápia, considerando as condições climáticas, zootécnicas e econômicas.

A apresentação dos resultados faz parte do trabalho de esforços conjuntos dos 22 membros da Câmara Técnica da Piscicultura no Tocantins, na qual a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) é gestora setorial da instituição no Estado. 

“Os dados mostram essa vocação, temos técnicos extensionistas, linhas de créditos disponíveis, o que precisa é unir esforços , seja em cooperativas, associações e comunidades produtivas para a criação da tilápia”, detalhou o secretário da Seagro, César Halum.

O chefe geral da Embrapa, Alexandre Freitas fez a apresentação dos dados, os quais, apontaram os índices da produção da tilápia, enfocando os índices da  lucratividade da criação da espécie que ficou entre  30 a 37% de acordo com o valor de venda. “Outro dado positivo é o ponto de equilíbrio da água do lago, sendo a mínima de  28C° e a máxima próximo de 32C°, excelentes condições de qualidade da água para a  criação da tilápia”, expressou.

No final das apresentações, os membros da Câmara Técnica discutiram sobre as principais demandas para incentivar a cadeia produtiva do peixe no Tocantins. 

Andamento

O projeto de criação de tilápia iniciou ainda em de 2019, recebendo cerca de 40.500 alevinos distribuídos em 12 tanques-rede, construídos com material de alumínio e telas de aço inox. A criação da tilápia foi sancionada pelo governo do Estado, na Resolução Coema n°88/2018  que permitiu cultivo dá espécie em tanques rede no estado. A ação visa  impulsionar a atividade em condições de crescimento dos pequenos, médios e grandes empreendedores, gerando mais empregos, renda e contribuindo para o crescimento da economia.

 

Foto: Divulgação e Wilson Rodrigues

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.