(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
28/08/2019

Cultivo protegido: hortaliças em qualquer época do ano; saiba como

Por Wanessa Sobreira/ Tocantins Rural

Em Palmas, algumas hortas comunitárias contam com esse tipo de cultivo. 

O mês de agosto já registrou rajadas de ventos em torno dos 72 km/h. Ao Tocantins Rural, o professor da Unitins e meteorologista do NEMET/RH, José Luiz Cabral, destaca que a maior rajada nesta temporada de estiagem foi de 84 km/h.

“O nosso tempo atual (quente e seco) provocado por uma forte massa de ar quente e seca, que está localizada no Brasil central que atua durante todo período de estiagem recebeu um suporte da atuação simultânea de outros fenômenos atmosféricos nas camadas elevadas da atmosfera. Isto quer dizer, que a intensidade dos ventos foram alteradas. Cabe ressaltar q a atmosfera é dinâmica e interage com outros fenômenos na atmosfera”, explica o meteorologista do NEMET/RH.

Ainda segundo o meteorologista, as rajadas devem continuar. Ouça o motivo:

Ouça aqui

No campo, isso pode afetar a produção. Os ventos fortes podem quebrar as folhas e o caule das hortaliças. O cultivo protegido de hortaliças é uma alternativa para proteger da chuva, vento e das pragas.

O cultivo protegido pode contribuir para a regularidade da oferta de alimentos. Em relação às hortaliças, que são culturas sensíveis, esse sistema assegura a produção em qualquer época do ano e em regiões com condições ambientais desfavoráveis, tais como: alta umidade, vento excessivo, grande incidência de pragas, entre outros.

Em Palmas, algumas hortas comunitárias contam com esse tipo de cultivo. As chamadas casas plásticas protege as hortaliças produzidas.

O diretor de assistência técnica da Seder, Bonfim dos Reis, conversou com o Tocantins Rural, explica quanto custa em média para o pequeno agricultor implantar em produção de hortaliças.

Ouça aqui

O cultivo protegido mais conhecido é o realizado em estufas, mas pode também ser feito por meio de túneis e ripados, construídos com estruturas de madeira ou metálicas. A escolha do melhor modo varia de acordo com a cultura. 

Para implantar há necessidade de conhecimento técnico. Se não for feito profissionalmente, os problemas aparecem rapidamente.

O produtor e agricultor interessado em adotar o modelo, pode procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas, como explica Bonfim dos Reis.

Ouça aqui

Dia Técnico sobre cultivo protegido

Como parte da programação do Agosto Verde, será realizado na próxima quinta-feira, 29, o Dia Técnico para produção de Hortaliças em Cultivo Protegido. A programação será na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré na quadra 1.306 sul.

O evento começa ás 08h com conceitos e histórico sobre cultivo protegido. Às 09h serão apresentados os modelos em uso no Brasil, às 10h15, os produtores serão informados sobre o manejo do solo e do ambiente neste tipo de cultivo.

A programação será ministrada pelo professor ILdon Rodrigues Nascimento, Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os participantes terão a oportunidade ainda de visitar a horta comunitária da quadra 1.106 sul.

Foto: Regiane Rocha

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.