(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
14/10/2020

Defesa Civil Estadual anuncia nova Operação Integrada de Fiscalização Contra Incêndios Florestais

Por Luiz Henrique Machado/com edição do Tocantins Rural

Mesmo após as chuvas, a operação deve continuar

Os entornos de Palmas e do Parque Estadual do Lajeado serão novamente os alvos da Operação Integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais. O trabalho será nesta quinta-feira, 15, e visa alertar a população da proibição do uso do fogo até o dia 13 de novembro, mesmo com as chuvas que têm caído em quase todo o Tocantins nos últimos dias.

A Operação Integrada é uma ação do Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com diversos órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo. Além de alertar para a restrição, as equipes de fiscalização vão percorrer áreas com focos de queimadas fotografadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, explica que, em muitos casos, o fogo está sendo usado para limpeza de áreas de pastagem ou como preparo de solo para lavouras. Tais situações foram comprovadas em Dianópolis, onde as equipes de fiscalização estiveram semana passada durante mais uma Operação Integrada de Fiscalização.

A Operação ainda tem apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e do Ministério Público Estadual (MPTO), que também estão monitorando as propriedades via satélite, comprovando o uso do fogo este ano. Em 2021, todas elas serão notificadas pelos órgãos de fiscalização.

O coordenador-adjunto destacou também que a fiscalização na região central continua tendo o trabalho da Marinha do Brasil e da Guarda Metropolitana de Palmas.

Com as chuvas registradas no fim de semana, praticamente em todo o Estado, muitos focos de queimadas foram extintos. Segundo a Defesa Civil Estadual, entre sexta-feira, 9, e a segunda-feira, 12, foram registrados apenas 34 focos de calor, o que para dias atrás, esse volume era registrado em poucas horas.

A previsão da Defesa Civil Estadual é que as chuvas cessem novamente nos próximos dias, voltando o sol intenso e a seca da vegetação, o que é propício para o fogo.

Fonte: Secom

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.