(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
29/08/2019

Em todo Brasil: decreto proíbe uso de fogo na produção rural por 60 dias

Da Redação

 

O decreto determinando a suspensão da permissão do uso de fogo está publicado no Diário Oficial da União.

 

A partir desta quinta-feira, 29, estão proibidas em todo o Brasil durante um período de 60 dias, as queimadas. O decreto determinando a suspensão da permissão do uso de fogo está publicado no Diário Oficial da União.

 

A medida não se aplica em casos como de controle fitossanitário, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.

 

Combate às queimadas

 

Na última sexta-feira, 23, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

 

O efetivo empregado na Amazônia Legal, entre militares e brigadistas, é de 3.912 pessoas, além de 205 viaturas. O Brasil também recebeu ofertas de ajuda internacional. Dentre elas, o Chile ofereceu equipes especializadas e três aviões com capacidade de armazenar 3 mil litros de água e os Estados Unidos duas aeronaves para combate a incêndio.

 

Tocantins

 

O estado aderiu a GLO para que as Forças Armadas ajudem no combate as chamas. 

 

Atualmente, o Governo do Tocantins está com equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da brigada do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nos Parques Estaduais, do Prevfogo Ibama nas Áreas indígenas e brigadas Municipais (capacitadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar) em 64 municípios tocantinenses.

 

Somente pelo Corpo de Bombeiros Militar já foram combatidos mais de 800 incêndios. Os demais órgãos ainda não possuem um balanço parcial, já que existe uma dinâmica do combate em várias frentes pelo estado. Dependendo do dia, chega-se a ter equipes combatendo até 30 focos simultâneos diariamente de incêndios florestais.

Além dos brigadistas, estão sendo empregados no combate o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), caminhões ABTF para combate a incêndios florestais, sopradores, bombas costais e abafadores, entre diversos outros equipamentos.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcel de Paula 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.