(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
09/09/2019

Embrapa está desenvolvendo sistema de inteligência estratégica para aquicultura

Por Clenio Araujo / Com edição de Tocantins Rural

O trabalho envolve diferentes Unidades da Embrapa e é liderado por Balbino Evangelista, que atua no núcleo temático de sistemas agrícolas em Palmas.

Está em andamento um projeto desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas, que tem o objetivo de desenvolver um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (Site) para a aquicultura nacional. O trabalho envolve diferentes Unidades da Embrapa e é liderado por Balbino Evangelista, que é geógrafo e atua no núcleo temático de sistemas agrícolas.

A equipe que está trabalhando no projeto participou de um workshop durante a semana passada na Capital. O workshop proporcionou aos participantes duas visitas técnicas em Brejinho de Nazaré, município que fica na região Centro-Sul do Tocantins.

“Fique surpreendido com o volume de dados que já estão disponíveis, o engajamento e o comprometimento dos colegas na execução das suas atividades. E também foi uma oportunidade pra identificar os gargalos e os problemas e, a partir daí, a gente apoiar melhor e ajudar pra que essas atividades possam ser desenvolvidas agora num ritmo mais acelerado e de uma forma bem organizada”, destaca Balbino.

Além de um Plano de Ação (agora Solução para Inovação, na nomeclatura da Embrapa) Gerencial, o projeto possui outros quatro mais técnicos liderados pela Embrapa Pesca e Aquicultura: Análise da distribuição espacial das atividades aquícolas no bioma amazônico e disponibilização das informações em plataforma SIG (Marta Ummus é a líder); Elaboração de indicadores técnicos e econômicos da aquicultura (liderado por Andrea Muñoz); Análises estratégicas de inteligência territorial (que tem Eric Routledge à frente); e Comunicação interna e externa do projeto (liderado por Jefferson Christofoletti).

Sobre o projeto

O Site Aqui envolve recursos financeiros de três frentes. É um projeto dentro dos 19 que a Embrapa hoje coordena no âmbito do Fundo Amazônia. O Projeto Integrado para a Produção e o Manejo Sustentável do Bioma Amazônia reúne essa quantidade de iniciativas de Unidades da empresa que ficam na área da chamada Amazônia Legal e o Site Aqui é uma dessas iniciativas. Além do Fundo Amazônia, o projeto conta com recursos financeiros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do projeto Aquicultura com Tecnologia e Sustentabilidade, o Aquitech.

O esforço da Embrapa em desenvolver um Site para a aquicultura nacional também faz parte do projeto BRS Aqua, que tem pesquisas em diversas áreas técnicas desse setor cada vez mais importante da economia brasileira.

O BRS Aqua envolve mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados da Embrapa. De caráter estruturante (sobretudo com relação a campos experimentais e a laboratórios) e com forte investimento em capacitação de recursos humanos especializados (bolsistas e estagiários específicos para a área), o projeto é financiado pelo Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES), pela própria Embrapa e também pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa) – recursos que estão sendo executados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fotos: Clenio Araujo

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.