(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
09/10/2019

Entrevista exclusiva com Stefan Mihailov, presidente da Trouw Nutrition e palestrante no 4º CNMA

Sarah Pires e Sarah Tamioso/Tocantins Rural

“O Brasil está muito bem posicionado, mas há ainda muitos mercados para serem explorados para todas as proteínas de origem animal: carne, leite e ovos”, afirma

Produção sustentável, manejo de pasto para sequestro de gás carbono, colocação do Brasil frente ao mercado global e preservação ambiental. O Tocantins Rural, entrevistou Stefan Mihailov, médico veterinário e presidente da Trouw Nutrition no Brasil, empresa líder global em soluções nutricionais, que conversou conosco acerca dos temas.

Stefan Mihailov foi palestrante no 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), evento realizado nos dias 8 e 9 de outubro na capital paulista e explanou sobre o gado de corte nos âmbitos nacional e internacional. Com o crescente aumento da população mundial, é preciso pensar em estratégias sustentáveis para que a alimentação de todos seja possível.

 

 

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo e tem uma série de alimentos de destaque, sobre o posicionamento a nível global, Mihailov comenta.  

 

 

Para manter os mercados no exterior é preciso inteligência e um dos assuntos mais debatidos atualmente é a questão ambiental. Segundo dados do Observatório do Clima, rede formada por 37 entidades da sociedade civil, no Brasil o rebanho bovino emite 17% dos gases de efeito estufa. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a produção agrícola responde a pelo menos 20% dos gases nocivos no mundo. Mas esse quadro pode ser corrigido com o bom manejo do gado, para o estímulo ao sequestro de carbono.

 

 

O debate ambiental é recente, teve início oficialmente em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas, dia em que foi instituído o Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho). Com isso, as leis no Brasil também são novas. Stefan Mihailov comenta a relação do brasileiro com a preservação, por consciência ou obrigação.

 

 

Portanto, o Brasil além de ser um grande produtor tem ainda muito potencial de crescimento, mas é importante lembrar do bom relacionamento com os mercados e o cuidado para que o sistema possa se manter no futuro.

 

Stefan Mihailov

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Unesp), com especialização em Marketing pela ESPM, Administração de Empresas pela FGV e Governança Corporativa pela IBGC.

Acumula 26 anos de experiência em posições executivas, sendo 21 anos no Brasil e 5 anos no exterior, residindo nos Estados Unidos e Itália. Atuou em empresas como Biovet, Cyanamid, Fort Dodge/Pfizer e Phibro Animal Health. É conselheiro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP (COSAG) e do Sindirações. Desde 2017 está à frente das operações da Trouw Nutrition para o Brasil e América Latina.

 

Foto: Sarah Pires/Tocantins Rural

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.