(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
04/09/2019

Equipe de fiscalização contra queimadas percorre zona rural de Palmas

Da Redação

Durante os meses de setembro e outubro as ações estão sendo intensificadas no intuito de fiscalizar e coibir queimadas. 

Equipes da Fundação de Meio Ambiente e parceiros devem visitar oito grandes regiões da Capital, durante ação de fiscalização e orientação aos produtores rurais. 

Durante estas visitas os fiscais estão prontos para autuar qualquer pessoa que seja pega praticando algum tipo de crime ambiental.

“Nesta quarta-feira, 04, estamos fazendo um trabalho de fiscalização e também de educação ambiental junto aos moradores de chácaras na região Taquaruçu Grande. Nós orientamos a comunidade a ligar nos telefones 190 ou 180 para denunciar queimadas. Se o morador conseguir fotografar o infrator no momento em que ele iniciar o foco de incêndio esta pessoa poderá ser responsabilizada pelo seu ato”, explico diretor de Meio Ambiente, Marcelo Grison. 

O morador também pode denunciar pelos números 153 e (63) 99988- 0030 da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e ainda o 0800-63-1155 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

A chacareira Elaine Amorim contou que já teve prejuízos com o fogo. “Ano passado veio um fogo aqui na Serra e pulou na nossa área, queimou tudo, até hoje tem as marcas no antigo padrão de energia. Foi uma situação muito ruim para nós e poderia ter sido evitada”, contou a moradora da região do Córrego Marmelada.

A FMA juntamente com integrantes da Guarda Ambiental e o Naturatins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e outros parceiros intensificará durante os meses de setembro e outubro visitando rotas rurais de Palmas no intuito de fiscalizar e coibir queimadas. 

As operações de fiscalização e educação ambiental realizadas em Palmas fazem parte da estratégia adotada pelo Comitê do Fogo 2019, que reúne além de órgãos da Prefeitura de Palmas instituições como), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Defesa Civil Municipal, Ministério Público Estadual (MPE), Batalhão de Polícia Ambiental Estado do Tocantins (BPMA-TO), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

Fonte: FMA

Foto: Eliene Campelo

 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.