Estudo realizado na Espanha conclui que vacas que se alimentam de pasto produzem leite mais saudável
Os pesquisadores analisaram dois modelos: um sistema minoritário baseado em pequenas explorações extensivas e um modelo maioritário na comunidade mais intensiva
Um estudo realizado na Espanha concluiu que vacas que são alimentadas apenas com pasto produzem um leite mais saudável, informou a revista Vida Rural, de Portugal. A pesquisa foi realizada entre 2016 e 2018 pelo Centro de Investigação Agrícola de Mabegondo (CIAM), que depende do Ministério Regional do Ambiente Rural através da Agência Galega da Qualidade Alimentar (Agacal), em colaboração com o Laboratório Interprofissional Galego de Análise Láctea (Ligal).
Os pesquisadores analisaram dois modelos. Um sistema minoritário baseado em pequenas explorações extensivas, com bovinos de leite menos produtivos e de vida mais longa, que consomem erva fresca e ensilagem. O outro, um modelo maioritário na comunidade mais intensiva, baseia-se em culturas forrageiras e em bovinos de leite de alta produção de menor longevidade.
Quando os animais ficam confinados, os compostos bioativos no leite aumentam ainda mais quando a alimentação combina erva e milho, em vez de apenas milho. Assim, a composição do perfil antioxidante lipossolúvel e ácido gordo do leite melhoram consideravelmente quando se escolhe o pastoreio e diminui quando a alimentação de bovinos de estábulo é à base de erva de ensilagem.
Fonte: Agrolink