(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
02/09/2020

Estudo realizado na Espanha conclui que vacas que se alimentam de pasto produzem leite mais saudável

Por Leonardo Gottems/ com edições do Tocantins Rural

Os pesquisadores analisaram dois modelos: um sistema minoritário baseado em pequenas explorações extensivas e um modelo maioritário na comunidade mais intensiva

Um estudo realizado na Espanha concluiu que vacas que são alimentadas apenas com pasto produzem um leite mais saudável, informou a revista Vida Rural, de Portugal. A pesquisa foi realizada entre 2016 e 2018 pelo Centro de Investigação Agrícola de Mabegondo (CIAM), que depende do Ministério Regional do Ambiente Rural através da Agência Galega da Qualidade Alimentar (Agacal), em colaboração com o Laboratório Interprofissional Galego de Análise Láctea (Ligal).

Os pesquisadores analisaram dois modelos. Um sistema minoritário baseado em pequenas explorações extensivas, com bovinos de leite menos produtivos e de vida mais longa, que consomem erva fresca e ensilagem. O outro, um modelo maioritário na comunidade mais intensiva, baseia-se em culturas forrageiras e em bovinos de leite de alta produção de menor longevidade.

Quando os animais ficam confinados, os compostos bioativos no leite aumentam ainda mais quando a alimentação combina erva e milho, em vez de apenas milho. Assim, a composição do perfil antioxidante lipossolúvel e ácido gordo do leite melhoram consideravelmente quando se escolhe o pastoreio e diminui quando a alimentação de bovinos de estábulo é à base de erva de ensilagem.

Fonte: Agrolink

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.