(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
09/03/2020

Ferrovia Norte-Sul: terminais de Palmeirante e Porto Nacional são responsáveis por parte do escoamento da produção agrícola do Estado

por monik helen/ com edições do Tocantins Rural
Cerca de 100 mulheres trabalhando nos mais diversos cargos
 
A abertura do mercado de trabalho para as mulheres teve avanços representativos nos últimos cem anos. Muita coisa mudou desde 1857, quando operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos fizeram a revolução por melhores condições de trabalho, o que marcou a data 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A cada década, elas vão assumindo cada vez mais trabalhos em grandes corporações.
 
No Tocantins, dois Terminais, Palmeirante e Porto Nacional da VLI, empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola do Estado e contam com cerca de 100 mulheres trabalhando nos mais diversos cargos, entre contratadas, terceirizadas e jovens aprendizes, no corredor Centro-Norte (Tocantins e Maranhão).
 
A Engenheira Civil, com pós em Gestão Empresarial, Carolina Melo, é um exemplo disso, trabalhou por um ano no Terminal de Porto Nacional. A menos de um mês recebeu uma promoção na empresa para mudar para Belo Horizonte. “Sou muito disponível a mudança e fico muito feliz quando percebo meu trabalho sendo valorizado, não existe limitação quando a gente quer se destacar no mercado de trabalho”, destacou.
 
A Engenheira Civil que é natural de Mogi Mirim, interior de São Paulo, resolveu empreender no Tocantins há 9 anos por ver na Capital uma possibilidade maior de crescimento profissional. Em 2018, iniciou em suprimentos na VLI, tornando-se Especialista em 2020. “Nesses dois anos de emprego, passei constantes mudanças, fiquei um ano em São Luís, no Maranhão e depois fui transferida para o Terminal de Porto Nacional e agora encaro o novo desafio em Minas com muita alegria”, completou.
 
Já a técnica de qualidade do produto, Silvana Campos de Moura,  trabalha no Terminal de Palmeirante e soube aproveitar as oportunidades que a profissão lhe deu. Filha de agricultor sonhou desde pequena ter um curso superior e trabalhar em uma empresa multinacional que lidava com o agronegócio.
 
 “Nossa família era carente e não tinha condição de pagar o curso, tanto que me formei recentemente em gestão de agronegócio, isso só foi possível porque a empresa facilitou a conclusão através do reembolso educacional, que é um desconto dado a quem deseja ter nível superior, nunca deixei de lutar pelo meu sonho, que começou em 2013, quando cadastrei meu currículo no banco de vagas da VLI e, após um ano, o RH da empresa ligou falando que tinha uma oportunidade para mim”, ressaltou.
 
Na época, Silvana morava no Maranhão e só depois de dois anos foi transferida para o Tocantins. “Vi como uma grande oportunidade de crescimento e valorização, logo que o cargo que estou atualmente exige bastante conhecimento, disciplina e ética profissional”, finalizou.  
 
São essas e outras mulheres que, no dia a dia, escrevem sua história com força, trabalho e dedicação nos portos, ferrovia e terminais da companhia.
 
Sobre a VLI
 
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
 
Fonte: Ascom VLI

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.