(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
20/08/2020

Fiscalização flagra construção irregular e pesca predatória no Parque Estadual do Cantão

Por Wanja Nóbrega/ com edições do Tocantins Rural

A atividade classificada como pesca predatória é proibida

Uma equipe de fiscalização do Parque Estadual do Cantão (PEC) e do Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA) de Caseara fez diligências nesta semana para atender a denúncias anônimas de práticas ilegais no interior do PEC.

Os agentes ambientais flagraram uma construção de um barracão de alvenaria e madeira. No local também foram encontradas 150 metros de redes, que seriam usadas para pescar, atividade classificada como pesca predatória e, portanto, proibida.

De acordo com o gerente do PEC, Adailton Glória, as redes foram apreendidas. Um homem que estava no local da construção informou que o barracão e os demais itens pertenciam a outra pessoa, que residia no Estado do Pará. O homem foi notificado pelos policiais militares e recebeu ordens para retirar todos os materiais do Parque no prazo máximo de cinco dias.

 

Outra denúncia verificada pela equipe de fiscalização dava conta de que havia atividade pesqueira no rio Araguaia, nas proximidades dos assentamentos Araguaia, Barroca, Estrela e Fazenda do Parsonda.

Dessa vez, os agentes flagraram um pescador utilizando redes, alegando que era pescador profissional, mas não tinha licença. Ao vistoriar sua embarcação, os fiscais encontraram seis tartarugas da Amazônia capturadas.

As redes, cerca de 400 metros, foram apreendidas e as tartarugas soltas e devolvidas ao rio. O infrator foi notificado a comparecer no prazo de até cinco dias no DPMA de Caseara. Caso comprove que é pescador licenciado, ele poderá recuperar as redes apreendidas. Entretanto, foi autuado pela captura dos quelônios, que são protegidos por lei.

Fonte: Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.